Destaques
Nova Petrópolis: futsal feminino busca destaque na região
Nova Petrópolis – Nas últimas edições, O Diário mostrou parte da trajetória de Caroline Santos e Rafaela Levis, atletas que começaram jogando no futsal de Nova Petrópolis, através do Garotas da Bola, e hoje estão nas equipes profissionais de Palmeiras e Grêmio. Porém, desde o início da pandemia, as atividades do Garotas foram interrompidas. Agora, quem toma tem se destacado no incentivo e na estrutura do futsal feminino é a Clínica Futsal.
A equipe é treinada por Rodrigo Santos, que também é secretário de Turismo de Nova Petrópolis, e se reúne todas as quintas-feiras no ginásio da IECLB, no Centro, das 21h às 22h30. Assim, o time mantém uma rotina semanal de atividades visando a preparação para os jogos. Atualmente, a Clínica é composta por 18 atletas e disputa a Copa Verão, que está ocorrendo no ginásio Soberano, em Presidente Lucena. “Nosso objetivo é incentivar o futsal feminino do município, participando de competições e treinando para evoluirmos cada vez mais”, disse o treinador.
Recentemente, a Clínica Futsal foi campeã da Copa Picada Café e é a atual campeã municipal de Nova Petrópolis, título este conquistado em 2019, já que em 2020 e 2021 não houve a competição por conta da pandemia.
Referência
Santos comenta que Nova Petrópolis sempre foi uma referência no futsal feminino, revelando atletas e trazendo títulos regionais para o município. Por isso, a equipe entende que é necessário levar o nome de Nova Petrópolis para outros lugares. “De forma organizada, planejada e disciplinar, temos a previsão de participarmos de, no mínimo, seis competições na região em 2022”, projetou.
Apesar do incentivo, a equipe é amadora. Assim, todas possuem suas próprias atividades profissionais, acadêmicas e familiares, mas dedicam tempo para treinar, jogar e mostrar a força do futsal feminino. “Todos encaixamos um tempo nas nossas agendas para a Clínica Futsal, pois de um tempo pra cá, esse grupo de pessoas deixou de ser um time e se tornou uma família. A paixão pelo futsal é algo marcante e que motiva”, acrescentou Santos.
Planos futuros
O objetivo da equipe é ser uma referência regional no futsal feminino, mas também ampliar o apoio e o desenvolvimento do esporte. Santos afirma que a Clínica pode ser muito mais que uma equipe, realizando um trabalho em prol da sociedade. “Um dos nossos grandes objetivos, além de conquistar títulos, é fundar uma escolinha de futsal para meninas, visando o desenvolvimento do esporte, mas também a formação de cidadãs” finaliza.
Próximos jogos
Depois de vencer por 5 x 0 o Antes do Bar, de Canela, no dia 28 de janeiro pela Copa Verão, a Clínica Futsal enfrenta a Laranja Mecânica, de Novo Hamburgo, nesta sexta-feira, 11, às 19h45 no Ginásio do Soberano, em Presidente Lucena, pela segunda rodada da competição. Depois, o compromisso será contra o PFC, de Portão, dia 21, nomes local e horário.