Conecte-se conosco

Destaques

Novo bispo de Novo Hamburgo é nomeado pelo Papa Francisco

19/01/2022 - 10h26min

Atualizada em 19/01/2022 - 10h27min

Dom João Francisco Salm, 69 anos (Crédito: Reprodução)

Região – Foi nomeado o novo bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom João Francisco Salm, 69 anos. O anúncio foi feito na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, por Dom Zeno Hastenteufel na manhã desta quarta-feira, 19, em leitura da carta enviada pelo Papa Francisco.

A cerimônia foi transmitida ao vivo para todos os fiés, marcando o aceite do pedido de renúncia solicitada por Dom Zeno, em junho 2021. A substituição segue o exigido pelo Código do Direito Canônico, quando um bispo completa 75 anos.

O novo bispo é natural de São Pedro de Alcântara, em Santa Catarina, e atuava como bispo diocesano da Diocese de Tubarão. Em 1979 foi ordenado sacerdote, e desde então atuou em diversas áreas e também na formação de futuros sacerdotes.

Até o momento do anúncio oficial, que ocorre às 9h30 de amanhã, 20, em coletiva de imprensa na sacristia da mesma catedral, Dom Zeno segue sendo bispo diocesano, e após, permanece na administração. Durante a cerimônia, Dom João Francisco Salm se apresenta e assume como bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo.

Paróquias da região

O atendimento pastoral da Diocese é organizado por 49 paróquias, dois santuários e três seminários, dentre elas: São Miguel (Dois Irmãos), Sagrado Coração de Jesus (Estância Velha), São Pedro Apóstolo (Ivoti), Imaculada Conceição (Morro Reuter), Paróquia São Lourenço Mártir e São José Operário (Nova Petrópolis) e Nossa Senhora Auxiliadora (Santa Maria do Herval).

Declaração de Dom Zeno Hastenteufel

“No momento em que estamos acolhendo o sucessor, o quinto bispo diocesano, só temos uma palavra: vamos acolher com alegria este enviado do Senhor! Tenho certeza de que nunca tinha pensado nesta transferência. Mas é o Espírito Santo que nos conhece a todos e sabe que hoje o grande desafio é conseguir a unidade da Igreja, a unidade do clero e a unidade de todo o povo de Deus. É Deus que trabalha com cabeça, coração, mãos e pés de um bispo.  O novo bispo vem de fora, não pertence a nenhum grupo, não tem partido e não tem compromisso de agradar ninguém. Ele só quer agradar a Deus que é dono deste rebanho que agora terá novo pastor. Enquanto isso, estou aí, morando em Estância Velha, sempre pronto para auxiliar, ser amigo do bispo e colaborar com ele! Torço por ele, pelos movimentos, pelos vocacionados e até pelos coroinhas e acólitos. Contem comigo! Eu conto com vocês e com a nossa Igreja”.

Dom Zeno Hastenteufel

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.