Destaques
Novo fator previdenciário começa a valer e reduz aposentadorias
Novo cálculo para aposentadorias já está em vigor e deixa aposentadoria com valores menores. A nova conta é com base em dados sobre a mortalidade no país, expectativa vidas fornecidas pelo IBGE.
O novo fator previdenciário começou a valer no sábado, 1°, e vai gerar uma queda nos valores pagos aos novos segurados por tempo de contribuição pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS.
Em comparação com a aposentadoria integral, essa redução vai ser em média de 33,6% no valor das aposentadorias de homens entre 49 e 59 anos, e no pagamento para mulheres entre 44 e 54 anos, a redução será de 44,3% de acordo com informações da Folha da São Paulo.
Os perfis consideram segurados que contribuíram pelo período mínimo exigido pelo INSS – que é de 35 anos para homens e de 30 anos para mulheres – e que pagaram contribuições sobre o teto da Previdência Social na maior parte da vida profissional. A nova tabela foi divulgada na última quinta-feira, 29, e começou a ser aplicada nos pedidos de benefícios feitos a partir de sábado. O novo índice deverá valer até 30 de novembro de 2019.
Novo fator previdenciário:
– O INSS divulgou a nova tabela do fator previdenciário, que serve como base para o cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição.
– A tabela é usada pelo instituto para calcular o benefício de quem agendou a aposentadoria desde 1º de dezembro.
– O fator é aplicado a quem não consegue a pontuação 85/95, regra que dá o benefício integral e que sofrerá alterações a partir de 31 deste mês.
– O fator previdenciário leva em conta: idade do segurado, tempo de contribuição, expectativa de vida do brasileiro, expectativa de sobrevida do segurado na data em que pede a aposentadoria.