Destaques
Novo ranking coloca dois municípios da região entre os dez com maior qualidade de vida do país
São Paulo/Região – O jornal Folha de S.Paulo traz, em sua edição desta sexta-feira, 4, o lançamento de um novo indicador de desigualdade no Brasil, o chamado Índice Brasileiro de Privação (IBP), por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a publicação, utilizando dados do último Censo do IBGE, de 2010, foi possível agregar três áreas para a elaboração do ranking: educação, renda e condições de moradia para a população.
Conforme o jornal, a região aparece com destaque entre todos os 5.570 municípios brasileiros. São elas Dois Irmãos, sexto lugar no ranking nacional, e São José do Hortêncio, na oitava colocação. A diferença deste levantamento para o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), por exemplo, medido pela ONU, é que o IBP permite medir a diferença de desigualdade em pequenas áreas dos municípios, como bairros. O IDH atua, neste caso, a nível municipal.
O IBP deve ter seu lançamento oficial na próxima quarta-feira, 9, às 15 horas, em evento online, com a presença de pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), vinculado à Fiocruz e responsável pelo ranking, além de profissionais do exterior. Mais informações neste link.
Confira quais são os dez municípios mais bem colocados no ranking
1ª – São Vendelino (RS)
2ª – Westfália (RS)
3ª – São Caetano do Sul (SP)
4ª – Balneário Camboríu (SC)
5ª – Águas de São Pedro (SP)
6ª – Dois Irmãos (RS)
7ª – Tupandi (RS)
8ª – São José do Hortêncio (RS)
9ª – Pomerode (SC)
10ª – Blumenau (SC)