Conecte-se conosco

Destaques

Novos encanamentos devem resolver demanda histórica de moradores de Ivoti

03/11/2020 - 16h16min

Canos estão sendo instalados na Av. Bom Jardim, no bairro Cidade Nova (Créditos: Felipe Faleiro)

Ivoti – Os moradores da rua Aloisio Finkler, no bairro Cidade Nova, terão um grande problema resolvido nos próximos dias, com a mudança na tubulação que passa na Av. Bom Jardim, próximo ao Sucos Petry. Acontece que, sempre que chovia, a água escorria pelos canos e descia atrás das casas que ficam na rua de baixo, preocupando quem mora no local.

A obra iniciada nesta semana consiste em tubulações de 60 centímetros de diâmetro, que iniciam na tubulação existente na rua Rio Grande do Norte e segue abaixo da calçada da Bom Jardim, até encontrar uma tubulação mais fina, de 40 cm. Para evitar que a vazão maior de água comprometa os canos abaixo, serão instaladas pelo menos três caixas de coleta, para “frear” o escoamento.

A água que entra nos canos de 40 cm segue até uma destas caixas de redução, que se conecta à tubulação existente na rua Canoas, seguindo até a rua Perimetral. Os trabalhos, segundo o secretário de Obras, Beto Schneider, não têm prazo para conclusão, pois há poucos funcionários disponíveis no momento. A obra ocupa uma pista no sentido em direção à BR-116.

Até então, a água descia de antigas vertentes pelos canos na rua Rio Grande do Norte, entrando em tubulações antigas, que passam até hoje embaixo de casas na Aloisio Finkler. Com o tempo e a construção de novos empreendimentos no início do sistema, as tubulações passaram a não dar mais conta, fazendo com que houvesse vazamentos frequentes.

Outro problema foi a descida de água atrás dos pátios das casas, por vezes alagando os mesmos. “A gente vai terminar com as inundações aqui. Era uma demanda de 15 anos, pelo menos”, comenta Beto. O tempo firme da terça-feira, 3, favoreceu a realização dos trabalhos. “Era para termos feito esta obra há mais tempo, mas tivemos outros trabalhos também”, salienta o secretário de Obras.

Osório mostra onde a água batia no muro, mas do outro lado (Créditos: Felipe Faleiro)

Acostumado às inundações, morador comemora a obra

O aposentado Osório Alves de Souza vive com a esposa, a doméstica Claudete Oliveira Souza, e mais dois netos, na rua Aloisio Finkler. Ele comemorou quando soube da obra realizada acima, na Av. Bom Jardim. Osório mora no local há seis anos, e sempre teve problemas relacionados às inundações.

“Quando comprei aqui, tivemos de aterrar o pátio atrás de casa com nove cargas de terra. Até hoje dá para ver os lugares onde a água subiu”, conta ele. Há alguns anos, o aposentado construiu um muro, de cerca de dois metros de altura, para conter a água que descia do barranco atrás de sua casa. Funcionou em parte, mas as inundações ainda acontecem, volta e meia, atrás do terreno.

Apontando para uma marca de cerca de 1,80 m, ele mostrou onde a água chegou a bater um dia. “Nesses últimos temporais fortes que tivemos, parte do muro chegou a cair”, comentou ele, reforçando que também plantou árvores nos locais abaixo de seu pátio por onde o encanamento passa. “O que tu está me trazendo é uma boa notícia”, celebrou ele, ao saber da obra.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.