Destaques

Novos exames mostram que homem não estava com Covid-19 em Dois Irmãos

04/05/2020 - 16h32min

Dois Irmãos – Novos exames mostram que o homem de 39 anos, que foi o primeiro caso confirmado com Covid-19 na cidade, não estava contaminado com o vírus. Diferente do primeiro exame feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), outros dois exames feitos em uma rede particular de São Paulo e um terceiro exame rápido do setor público do município atestam negativo para o coronavírus. A esposa do morador, que não será identificado – assim como nas reportagens anteriores – conta que, agora, a busca é por retirar este caso das estatísticas de Dois Irmãos e, por consequência, do Rio Grande do Sul e Brasil.

DOIS PARTICULARES E UM TERCEIRO PÚBLICO

“Já fizemos todos os exames possíveis e o resultado não irá mais mudar, é negativo para o Covid-19”, disse ela, ressaltando que a suspeita de que o resultado estivesse errado surgiu logo após a confirmação, no mês de março. “Achei estranho que somente ele estava com o vírus, para todos nós deu negativo. Por isso, decidimos fazer o exame de forma particular. Fizemos dois e ambos testaram negativo. Depois, foi feito contato com a prefeitura e Estado e um novo exame feito em Dois Irmãos atestou negativo (no último dia 28). Agora, estamos buscando a retirada do caso das estatísticas”, explica a moradora.

ESTADO PRECISA SE MANIFESTAR

O secretário de Saúde, Afonso Bastian, foi procurado pela reportagem e reiterou os resultados mostrados pela família. No entanto, ele destacou que é o Estado que precisa se manifestar, visto que o exame é do Lacen. “Este teste rápido deu negativo, mas agora cabe ao Estado avaliar e se manifestar sobre isso. Ao município, coube a função de fazer a coleta”.

 

Sair da versão mobile