Conecte-se conosco

Cadernos

O Centro Rural que foi divisor de águas na educação de Herval e hoje é moradia de famílias

17/05/2021 - 10h07min

Prédio do Centro Rural que deu formação técnica aos agricultores hoje é usado como moradia (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – No dia 15 de janeiro de 1965 foi adquirida uma área de terra em Boa Vista do Herval para um empreendimento que representou um divisor de águas na educação no distrito do Teewald, que na época pertencia ao município de Dois Irmãos: o Centro Rural Dr. Alberto Schweitzer. A pedra angular foi colocada no dia 19 de setembro daquele ano e, já em 6 de março de 1966 o prédio foi inaugurado.

A escola foi construída através dos esforços do pastor Heinz Dressel que viu a necessidade de uma instrução técnica aos filhos dos agricultores. Heinz era culto e influente, estando envolvido na formação de pessoas, o que já vinha fazendo dentro das paróquias. Junto com as famílias, diante de um contexto de abandono na questão escolar, surgiu a ideia de criar uma escola de educação avançada onde os agricultores pudessem ter capacitação técnica. Até então, tinha-se apenas escolas comunitárias que iam até a 5ª série, com turmas multisseriadas.

Pastor Heinz Dressel, à direita, durante a colocação da pedra fundamental (FOTO: Livro Com. Evangélicas do Herval e outras histórias)

Assim, Heinz conseguiu patrocínio da Suécia para o empreendimento. O Centro Rural foi o primeiro a ter aula da 6ª até 8ª série. Além das aulas do currículo normal, o diferencial eram os cursos de economia doméstica; formação técnica na agricultura; corte; costura entre outros. Havia professores vindo de fora do país, como da Alemanha e Suíça.

O projeto foi financiado quase que inteiramente pela Igreja Evangélica, oferecendo aulas do currículo normal junto às técnicas profissionalizantes. Haviam prédios com criação de galinhas, porcos e gados, além da plantação de árvores. Havia também semi-internato.

Primeira turma do Centro Rural em 6 de junho de 1966 (FOTO: Livro Com. Evangélicas do Herval e outras histórias)

Em 1971, diante da falta de recursos para dar continuidade, o Centro Rural encerrou suas atividades com cursos profissionalizantes. Com isso, a Escola Estadual que ficava em um prédio de madeira onde é a atual praça da Escola Estadual Alberto Schweitzer, foi transferida para o prédio do Centro Rural, pois havia mais salas. A escolinha de madeira foi desmanchada e transformada em moradia para os professores.

Em 1974 a escola recebe autorização para o funcionamento da 6ª série e, em 1976, é denominada por Escola Estadual de 1° Grau Incompleto Dr. Alberto Schweitzer, funcionando no Centro Rural até 1991 quando o atual prédio foi inaugurado, junto à autorização para ministrar aulas até a 8ª série.

Depois de algum tempo, a Igreja Evangélica transformou o antigo prédio do Centro Rural em um espaço para moradia, o que funciona até hoje, com as oito salas alugadas – cada qual com banheiro – para pessoas que trabalham nas proximidades, com um aluguel justo e que permite a preservação e manutenção básica do prédio. O atual pastor Leomar Fenner, conta que no começo só algumas pessoas faziam de lá a sua moradia. Mas, há dez anos, a procura aumentou e sempre tem fila de espera.

Pastor Leomar Fenner fala da importância do Centro Rural (FOTO: CLeiton Zimer)

Seni Arend, 74 anos, veio de Santa Catarina em 1971 para ministrar aulas para o jardim de infância na Alberto Schweitzer. Alugou um espaço para morar no prédio do Centro Rural e permanece vivendo lá. Se diz realizada com a possibilidade de ficar em um local que possui uma história rica para a comunidade de Boa Vista do Herval e ainda segue fazendo parte da vida das pessoas.

Seni vive no prédio do Centro Rural desde 1971 (FOTO: Cleiton Zimer)

O atual terreno onde está instalada a nova escola Dr. Alberto Schweitzer pertence à Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.