Destaques
O dia histórico em que caiu neve, novamente, em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – A previsão era de neve. Mas, de alguma forma ou de outra, sempre há (ou quase sempre) uma previsão assim durante o inverno, ainda mais aqui na Serra. As pessoas meio que já não acreditavam que poderia de fato, acontecer. Mas dessa vez se concretizou.
A quarta-feira, 28 de julho de 2021, começou gelada. Um vento de doer. Fazia 4 °C, mas com sensação térmica negativa. Logo no início da tarde moradores já garantiam que viam flocos de neve, mas a precipitação foi de chuva congelada.
Ao final do dia as nuvens começaram a se dissipar e o sol até chegou a despontar entre elas. Mas não durou muito tempo. Ao entardecer, as nuvens cobriram a região e a neve começou a cair de forma intensa. Foi um dia histórico para Santa Maria do Herval e todo o Estado. A última vez que isso ocorreu foi em agosto e setembro de 1975. Em 2013 também nevou no Teewald, principalmente na localidade de Nova Renânia, mas não na mesma proporção que dessa semana.
Momentos emocionantes
As pessoas saíram para os pátios, para as ruas, registrando os momentos em fotos e vídeos. Muitos se emocionaram com o cenário que se desenhou sobre as estradas, gramados, carros, árvores e telhados. A neve foi tanta que deu até para fazer bonecos.
A precipitação continuou durante a noite e madrugada adentro. Se concentrou nas localidades mais altas, principalmente em Boa Vista do Herval e Alto Padre Eterno, mas houve registros em outras localidades, embora em menor quantidade.
No dia seguinte, na quinta-feira, o sol passou a predominar, mas a neve ainda podia ser vista em alguns pontos até depois do meio-dia, principalmente em Alto Padre Eterno.
O dia que entrou para a história
Anelise Graciele Frolhich mora em Padre Eterno Alto e contou que nunca havia visto nada igual. “A estrada, o gramado, tudo ficou branco”. Já era por volta das 10h do dia seguinte e ela mostrava que ainda tinha neve sobre as estufas de morango da família. A neve chegou a voar sobre os morangos que, embora estivessem cobertos, entrava pelas laterais com o vento. Nenhuma perda dos produtos foi registrada.
O estudante de turismo, Lucas Molling, mora em Padre Eterno Baixo. Voltou do trabalho, pegou seu irmão Geovane e foram para a parte mais alta. “Chegando em Alto Padre Eterno ainda pegamos sol, mas ouvi no rádio que em Dois Irmãos estava começando a chover e percebi que o tempo estava fechando de novo. Aí dei uma volta até o Alto Morro dos Bugres onde também tinha caído. Assim que o tempo começou a fechar de vez fui voltando para Boa Vista do Herval onde pegamos o momento”.
Ele o irmão pararam em meio a estrada. A neve caía forte e registram o momento em fotos.
Frio muito bem-vindo para a agricultura
<10> A neve, além de ser bela aos olhos, também gera expectativas boas para os agricultores que esperam por mais frio. “Estamos torcendo para um frio razoavelmente forte, com geada mais significativa, porquê cremos que isso dê algum resultado positivo em cima da cigarrinha, que afetou muito o milho na última safra”, explicou o Secretário da Agricultura, Jaime Morschel.
A neve não faz estragos no município pois não há culturas externas que possam sofrer danos nessa época. Árvores frutíferas e parreirais estão na dormência. Os pessegueiros estão na floração, porém, de acordo com Jaime, não são afetadas pelo frio.
Ontem a temperatura não passou dos 7 °C em Herval. A sensação térmica era de muito menos, mesmo com o sol predominando. A previsão era de mais neve, mas, até o fechamento dessa edição nada havia sido registrado.
Doe agasalhos
Há várias campanhas em andamento na cidade para doação de agasalhos e cobertas. As entregas podem ser feitas nos postos de saúde e Cras.
Neve em Morro Reuter
Morro Reuter, principalmente em São José do Herval e Walachai, também registrou neve intensa na noite de quarta-feira.