Destaques
O que a comunidade de Morro Reuter espera da Prefeitura a partir de 2021
Por
Rodrigo Thiel
Morro Reuter – As eleições municipais de 2020 estão cada vez mais próximas. Falta pouco mais de um mês para que a comunidade defina os eleitos para a Câmara de Vereadores e se a atual administração seguirá à frente da Prefeitura entre 2021 e 2024.
A reportagem do Diário visitou algumas localidades e bairros de Morro Reuter para saber dos moradores quais as principais demandas vistas por eles que precisam ser tocadas pela Prefeitura a partir do próximo ano. Ao todo, foram 11 regiões atendidas, que destacaram situações parecidas em algumas localidades mais distantes do Centro, mas que, em grande parte, estão contentes com o trabalho realizado nos últimos anos.
A demanda mais repetida foi das constantes falta de luz como em Linha Cristo Rei, Birckenthal e Muckenthal. Além disso, alguns moradores consultados também relataram a necessidade de mais asfalto e calçamentos em algumas regiões. Outras questões, consideradas pontuais de cada região, como oferta de empregos, podas e internet, também foram citadas por munícipes.
Chapa única
A atual administração concorrerá à reeleição em novembro, repetindo os nomes de Carla Chamorro (PTB) e Airton Bohn (PP), que já estão à frente da Prefeitura. Esta será a primeira vez na história do município que apenas uma chapa disputará pleito, não havendo oposição. Tal fato quase ocorreu em 2000 e 2012, mas nunca se consumou.
As demandas da comunidade para a gestão 2021-2024
“Gostaria que resolvesse a questão da falta de energia, além de colocar luz trifásica aqui na localidade. Tem muito poste podre e falta energia com freqüência. Além disso, gostaria que fosse perfurado mais um poço artesiano”.
“Acho que o nosso principal problema aqui é a energia, pois falta luz com freqüência aqui na localidade, por conta dos postes podres. Recentemente ficamos até quatro dias sem luz. Mas no restante estamos bem atendidos”.
“Para mim está tudo bem aqui no bairro. Recentemente fizeram uma pracinha por aqui, que é bom para as crianças. Não tem o que reclamar, só continuar com o trabalho”.
“Gostaria que fizessem mais asfalto aqui na rua principal do bairro, além de melhorar o calçamento nas ruas secundárias por causa da poeira, e fazer mais calçadas para os moradores não andarem na rua”.
“Gostaria que resolvessem a questão da falta de luz e realizassem mais poda de árvores, para evitar que alguns galhos caiam e bloqueiem a BR-116. No restante, não tenho nada a reclamar dos trabalhos da Prefeitura”.
“Não tenho o que me queixar. A administração vem trabalhando bem nos últimos anos e gostaria que seguissem assim pelos próximos”.
“Se continuarem trabalhando do jeito que está seria bom. Nem tudo é 100%, mas atualmente está ótimo. Quase todos os problemas, como a falta de água, foram resolvidos aqui”.
“Não temos problemas aqui no nosso bairro. O trabalho da administração nos últimos anos está bom e gostaria que continuasse”.
“Gostaria que fosse feito o asfalto aqui no final da Rua Planalto, ao menos da parte mais alta até a parada de ônibus. De resto, não tenho do que me queixar”.
Janete Rodrigues, moradora do bairro Belvedere
“Acho que o principal é a saúde, com a volta dos atendimentos do médico da saúde. Assim os moradores não precisam ir até o Centro consultar. Além disso, gostaria que fosse perfurado mais um poço e trabalhar na abertura de empresas aqui no bairro”.
“Gostaria que fosse ampliada a rede de internet, que em muitos casos está precária, e que fosse criado um projeto de água encanada na localidade, para evitar a falta de abastecimento no verão. De resto estamos felizes com a conquista da rede trifásica”.
“Gostaria de mais apoio na agricultura, deixando as estradas sempre em boas condições, além de pedir auxílio do governo para apoiar a cultura e o esporte, porque as sociedades estão com dificuldades em função da pandemia”.