Destaques
“O turismo pós-pandemia virá muito forte”
Por
Rogério Savian
Mauri Marcelo Toni Dandel
Nova Petrópolis – Dando continuidade às reportagens a respeito de como as cervejarias artesanais estão se virando para enfrentar a crise provocada pela pandemia, conheça um pouco a respeito da Cervejaria Edelbrau, de Nova Petrópolis. O Fernando Maldaner, reconhece que o setor das cervejarias sentiu bastante a redução das vendas em razão dos eventos que foram cancelados. “As cervejarias da região são bastante dependentes do turismo. Mas ao mesmo tempo percebe-se que estão se mexendo com várias ações para superar a situação”.
“Ali por 20 de março acabamos fechando a cervejaria devido ao ‘lockdown’. Ficamos por 3 a 4 semanas fechados. Esse foi o momento mais tensoporque não tínhamos como prever o que viria, se ficaríamos por um longo ou curto período parados”, destaca Fernando, citando que hoje ainda existem muitas dúvidas quanto a eventos e ao turismo, mas que já permite ver o patamar pela frente. Segundo ele, agora se sabe que alguma venda vai ter, o que já é bem diferente daquele susto inicial”.
Para se manter em atividade a equipe tem feito um esforço gigante para conseguir vendas. Foram várias ações com parceiros e uma delas foi criar parcerias com os grupos de dança de Nova Petrópolis, além de malharias e mercados.
Novos investimentos
Mesmo em meio a esse momento de dificuldade a Cervejaria Edelbrau acredita que o turismo pós-pandemia virá muito forte e se sentiu bastante confiante para investir.Por isso iniciou as obras do mais esperado e arrojado projeto de sua história. Com inauguração prevista para outubro de 2020, o Experiência Edelbrau, complexo de visitação totalmente interativo, apresentará a essência da marca e do universo da cerveja artesanal. Apostando no potencial turístico da Serra Gaúcha e em especial da sua cidade sede, a cervejaria pretende transformar o espaço em referência nacional e ponto de visitação obrigatório para os amantes de cerveja.
Serão 300 m² totalmente interativos e cheios de histórias, mostrando que criar cervejas é uma atividade que envolve muito mais do que apenas conhecimento técnico. “O visitante poderá circular por espaços temáticos, mergulhando em uma jornada que passa pela magia alquimista da fábrica, navega pelas raízes da cultura local por meio do resgate de elementos ligados ao processo de fabricação da cerveja”, explica. Segundo ele, a visitação culmina com experiências sensoriais que remetem a marcas registradas da Edelbrau: sustentabilidade, diversão e colaboração. “E para fechar com chave de ouro, não poderia faltar o momento de degustação de uma ampla variedade de cervejas artesanais”, conta Fernando Maldaner, explicando que o empreendimento terá investimento de R$ 500 mil.