Destaques

Onda de crimes preocupa lojistas no Rincão dos Ilhéus

21/10/2021 - 10h54min

Imagens da câmera de segurança flagram indivíduo na loja (Crédito: Reprodução)

por Daiani Aguiar – daiani@odiario.net

Foram 10 estabelecimentos alvos em dois meses

Estância Velha – Comerciantes do bairro Rincão dos Ilhéus clamam por mais segurança, em razão dos crescentes registros de furtos e roubos que tem acometido a região. Desde setembro, 10 lojas foram alvos, gerando além da onda de crimes, uma onda de preocupação.

O casal Ana Emilia Spiering, 30 anos, e Mateus Menegussi, 34, foram as últimas vítimas de furto. Na madrugada do último sábado, 16, os criminosos arrombaram a loja, que fica em um Centro Comercial da rua João XXIII, quebrando a fechadura. Os empresários estimam o prejuízo de cerca de R$ 9 mil, considerando equipamentos, dinheiro e impedimento de vendas pelo e-commerce.

“Nestes últimos meses está bem difícil. É uma roleta russa. Nunca sabemos quem será o próximo”, disse Mateus. Desde a intensidade de crimes na área, os lojistas têm se unido, criando uma rede de apoio e de denúncias. O casal adotou medidas extras, a fim de evitar que passem novamente pela situação. “O que fica é o psicológico, porque danos materiais a gente supera, mas o emocional abalado, isso afeta demais”, contou Mateus.

Imagens flagradas pelas câmeras de segurança registram o tempo que o criminoso permaneceu na loja: três minutos. Após isso, o homem se dirige até o estabelecimento ao lado, uma barbearia. Praticando o mesmo delito, ele arrombou a fechadura e furtou uma televisão. Ao sair, ele adentra um veículo e foge.

O dono da barbearia, William Majolo disse que cerca de 3 horas da manhã, mesma madrugada do furto, um carro suspeito retornou ao local. O relato foi feito pelo segurança contratado por ele, que ficou de serviço.

Locais alvos dos crimes
Granos Empório Natural
Império de Luxo
Salão da Éster
Onda Azul
Metrópole Barbearia
Amoreco Store
4 Estações
Pespont Modas
Central do Açaí
Porto dos Sabores

Respostas
Todas as autoridades do município estão trabalhando de forma integrada para combate à situação. O policiamento ostensivo tem sido a principal ação da Brigada Militar (BM), Guarda Municipal (GM) e Polícia Civil, visando diminuir o índice de ações criminosas em toda a cidade, principalmente no bairro Rincão dos Ilhéus, onde os delitos têm sido recorrentes.

A orientação do capitão da BM Juliano Cardoso, do subcomandante da GM Éder Castro e do delegado Rafael Sauthier, é de que os moradores estejam atentos a qualquer pessoa atípica no bairro, reportando imediatamente a um dos canais da força policial. Além de utilizarem dispositivos de segurança nos espaços.

Na última semana foi realizada uma reunião para promover mais segurança no município, já em razão das demandas recorrentes. Segundo o secretário de Segurança, José Dresch, como resultado ficou determinado um policiamento ainda mais frequente na região. Uma das possíveis explicações para o aumento da taxa de criminalidade no local, seria o bairro estar na divisa do município, facilitando a rota de fuga.

Ainda, conforme apontou o subcomandante Éder, a principal ação está sendo ampliar o reforço ostensivo para abranger diferentes horários. “O patrulhamento ocorre em toda a cidade, mas quando há o alerta, como neste caso, o foco passa a ser o bairro”, afirmou.

Antiga Doblex preocupa
Aflitos também com possíveis locais de abrigo dos criminosos, lojistas fizeram um abaixo assinado para derrubar o prédio da antiga fábrica Doblex. Anteriormente, na propriedade abandonada já se encontrou um corpo. Além de atualmente ser frequentada por pessoas em uso de drogas.

Cercamento eletrônico
Em setembro Estância Velha recebeu o cercamento eletrônico, um sistema de monitoramento por câmeras. Instalado em oito pontos da cidade, esta tecnologia tem auxiliado na detecção de veículos suspeitos, corroborando para melhores resultados nas operações policiais. Em relação aos furtos e roubos dos últimos dias, automóveis já foram identificados.

“Acredito que mudando alguns procedimentos em relação ao policiamento ostensivo, vai inibir as ações criminosas”, reforçou o delegado Rafael Sauthier, dizendo que as investigações estão em andamento.

Maioria dos crimes aconteceu na rua João XXIII (Crédito: Daiani Aguiar)

Prédio abandonado da Doblex (Crédito: Daiani Aguiar)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário