Destaques
Pai de bombeiro faz resgate de arquivos históricos dos Voluntários de Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Um trabalho minucioso e de extrema importância histórica. Foi o que fez o oficial aposentado do exército, Saule Slongo, de 69 anos, pai do subcomandante dos Bombeiros Voluntários, Salatiel Slongo. Durante cerca de 30 dias, de junho a julho, Saule recuperou quase 50 fitas VHS contendo gravações dos Bombeiros desde sua fundação, em 1991, e passou as imagens para DVD, resgatando os arquivos históricos e garantindo que eles sejam preservados por muito mais tempo.
Saule conta que tudo começou com um pedido do filho, Salatiel, que viu alguns arquivos se deteriorando e corriam o risco de serem perdidos definitivamente. “Eu disse que poderia fazer, desde que não houvesse pressa. Mas na minha cabeça isso demoraria muito mais tempo”, comentou Saule.
A experiência do aposentado com vídeos começou ainda antes do surgimento dos Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis. Após deixar o exército, ele abriu uma produtora de vídeo. Fechou após algum tempo devido aos gastos, mas seguiu trabalhando na profissão. Então, sempre que podia, pegava sua câmera e acompanhava o filho Salatiel, que ingressava como bombeiro, e gravava as ocorrências. “Tem de tudo, desde a rotina no quartel, até grandes incêndios e graves acidentes. Tudo documentado”, contou. No entanto, nem todas as gravações foram feitas por ele, muitas também são de outras pessoas, mas igualmente registram a história dos bombeiros.
Processo
A primeira coisa a ser feita foi a avaliação do que poderia ser recuperado, pois algumas fitas estavam tão deterioradas que poderiam arrebentar. Depois, a limpeza, alguma coisa de forma manual, outras por meio de um equipamento específico. E então, as gravações eram passadas para um conversor, e depois gravado em DVD. “Eu assisti todas as fitas inteiras. Ia anotando o tempo do que poderia ser tirado, alguma falha, e ia decupando”, explica. A tecnologia permitiu que várias fitas fossem inseridas no mesmo DVD, reduzindo o espaço físico e otimizando os arquivos.
A ação voluntária de Saule foi muito agradecida pela corporação dos Bombeiros. O comandante Edson Rother disse não ter palavras para expressar a importância deste trabalho para as futuras gerações dos Bombeiros Voluntários. Saule contou aina que não esperava que isso tomasse tamanha repercussão, pois várias foram as mensagens de parabéns e agradecimento que recebeu. “Até a imprensa veio”, disse aos risos.
Amizade antiga
O registro gravado mistura a história do Corpo de Bombeiros Voluntários com a de dois amigos, Edson Rother e Salatiel Slongo. Os dois hoje são comandante e subcomandante da corporação, e estão juntos há mais de três décadas, desde a infância quando eram escoteiros. Rother e Slongo aparecem em várias gravações e passaram por muitas coisas juntos, inclusive, especializações fora do Brasil, como em Portugal, e uma viagem com uma Kombi dos Bombeiros até Brasília. Outro que também está junto com a dupla há muitos anos, e aparece em muitas gravações é o bombeiro Maico de Castilhos.