Destaques

Parque Aldeia do Imigrante completa três anos de concessão em Nova Petrópolis

14/04/2021 - 09h39min

Lagos e pedalinhos fazem parte das revitalizações (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – O Parque Aldeia do Imigrante completou no último sábado, 10, três anos de concessão pela Urbanes Empreendimentos. Neste período, o Parque passou por melhorias estruturais nas edificações da Aldeia Histórica, reforma da galeria de lojas, do Biergarten, do Salão Tannenwald, das áreas comuns de lazer, e a implementação de novos espaços e atrativos. O último deles, uma área dedicada aos casais, inaugurada no final de semana.

Além das intervenções realizadas, foram feitas obras de manutenção, como pinturas e substituição das flores dos canteiros, conforme estação. Foram realizadas também obras visando a segurança do visitante, como a instalação de corrimões nos locais com declive, guarda-corpo em volta dos lagos e manutenção das luminárias. Rampas de acesso foram construídas, para facilitar a mobilidade dos PCDs e podas preventivas foram feitas, de forma a prezar pela segurança dos funcionários e visitantes.

Aldeia Histórica é um dos locais mais visitados (Créd.: Dário Gonçalves)

Todas as intervenções realizadas no parque desde sua concessão, foram idealizadas pelo consultor de revitalização do Parque Aldeia do Imigrante, Cláudio José Weber, que acompanha as obras, desde seu planejamento até sua conclusão. Um dos pontos mais inovadores foi a instalação de balanço para uso de cadeirantes, sendo o primeiro instalado em espaço público em Nova Petrópolis.

Um novo Parque

Cláudio Weber diz que, num comparativo de como era a Aldeia antes e depois da concessão, hoje existe um novo Parque. “A Aldeia tem 36 anos de história, mas o que fizemos nesses três anos é algo notório. E não entro no mérito de como era administrado anteriormente, mas destaco o trabalho que temos realizado, seguindo rigorosamente o contrato.

No primeiro ano, segundo Weber, o foco foi a revitalização da Aldeia Histórica, onde foram realizadas pinturas, reformas e substituição de telhados, manutenção da rede elétrica de todas edificações, e melhorias nos caminhos e calçadas. Na Aldeia Bávara, o destaque foi a reforma estrutural da galeria de lojas e do Biergarten. Em paralelo, foram substituídas as catracas e instalado sistema informatizado de venda de ingressos e controle de acessos, câmeras de segurança e internet com fibra ótica.

Canteiros flutuantes chamam a atenção dos visitantes (Créd.: Divulgação)

No paisagismo, foram redesenhados canteiros para melhorar a circulação de pessoas e planejados novos espaços, com bancos em meio a natureza. Foi instalada na Aldeia Histórica uma roda d’água e junto ao Biergarten, foi reativada a fonte já existente.

Primeira ciclovia e novos espaços

Já no ano seguinte, foram finalizadas as obras de revitalização no “Salão Tannenwald”, que compreende a gastronomia alemã. A obra da ciclovia, a primeira de Nova Petrópolis, também foi concluída. O trajeto segue sinalização internacional e tem um percurso aproximado de 1.600 metros (ida e volta). Foram instalados canteiros flutuantes e um chafariz, junto ao Lago Nascer do Sol, que depois ganhou decks e passarela no entorno. Os pedalinhos foram revitalizados e novos foram adquiridos, e o Museu Caixa Rural passou por reforma e modernização.

Primeira ciclovia do município fica dentro do Parque (Créd.: Divulgação)

Por fim, neste terceiro ano de concessão, apesar de o Parque ter permanecido fechado em vários momentos em função da pandemia, foram realizadas obras nos setores de Lazer e Lago Pôr do Sol. No setor de Lazer foram instalados decks de descanso em meio a natureza e ampliado o espaço infantil, com uma nova praça de brinquedos. No Lago Pôr do Sol, foi construído o “Espaço dos Namorados”. Nesse período foi necessário um treinamento específico, de forma a qualificar o atendimento e também para atender todos os protocolos de distanciamento social necessários para o momento.

“Eu creio que a comunidade percebeu desde o início as melhorias. Ficamos muito felizes que a grande maioria, talvez a imensa maioria, apoia as intervenções feitas. Hoje, a Aldeia do Imigrante está sempre entregando novos atrativos, sempre com aprovação da Prefeitura e respeitando o meio ambiente e a cultura germânica. E seguiremos investindo, com certeza, se não fosse a pandemia, muitas outras coisas já teriam sido feitas”, finalizou o consultor, Cláudio Weber.

Espaço para os casais é o mais novo atrativo (Créd.: Dário Gonçalves)

Sair da versão mobile