Destaques
Parte da região volta a ter bandeira laranja e Novo Hamburgo é confirmada na vermelha
Região – A região de Novo Hamburgo, a R07, está em bandeira vermelha no distanciamento controlado nesta semana, após ter o recurso negado pelo governo do Estado. Já a região de Caxias do Sul teve o recurso aceito e retornou à bandeira laranja. As avaliações definitivas foram divulgadas pelo gabinete de crise do governo na tarde desta segunda-feira, 16.
Assim, o Rio Grande do Sul tem sete regiões em bandeira vermelha e 14 em bandeira laranja. A classificação é válida até 23h59 de segunda-feira, 23. Foram aceitos os recursos das regiões Covid de Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba e Caxias do Sul, e rejeitou os pedidos de reconsideração de Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santa Rosa. Além destas, estão na vermelha Capão da Canoa, Canoas, Cruz Alta e Ijuí.
Com isso, volta a valer a regra 0-0, nos quais os municípios com zero óbitos ou internações em UTI por Covid-19 nos últimos 14 dias podem seguir as regras de bandeiras menos rígidas. Na região, esta regra é válida para os municípios de Lindolfo Collor, Presidente Lucena e Santa Maria do Herval. Outra questão é a cogestão. Como a R07 está nesta métrica, pode assumir regras próprias de distanciamento, conforme peculiaridades regionais.