Destaques
Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos ganha prêmio de R$ 95.930,55
Dois Irmãos – Nos 25 anos de fundação da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI) tem mais um motivo para comemorar com a contemplação em mais um edital de seleção pública. Neste ano de 2020 já é o quarto projeto a ser contemplado. O primeiro, em junho de 2020, foi o Projeto Cultural “Memorial Antiga Matriz de São Miguel”, selecionado no âmbito do Edital SEDAC 12/2019 “Pro Cultura RS FAC Movimeto”. O segundo, em agosto de 2020, com o Projeto Cultural “DIA DO PATRIMÔNIO com HERTA – Memórias, histórias e identidades”, selecionado no âmbito do Edital FAC DIGITAL RS – Pró-Cultura RS FAC. Com os recursos da Lei Federal Aldir Blanc a Associação arrebatou mais duas premiações: a primeira, em nível municipal, com o Projeto Cultural para a realização do Documentário dos 150 anos da Antiga Matriz de São Miguel e a segunda, em nível Estadual, com o Projeto Cultural “PROJETO EQUIPAR II – QUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO CULTURAL ANTIGA MATRIZ”. O projeto visa dar continuidade às ações de qualificação do Espaço Cultural Antiga Matriz que vem sendo promovidas pela AAPHeCDI ao longo dos anos, realizando a aquisição de equipamentos de sonorização e iluminação para a área do palco e plateia; a aquisição e instalação de iluminação para a área da galeria de artes visuais e mezanino (áreas expositivas) e a aquisição e instalação de equipamentos de segurança (câmeras e alarmes). A equipagem tem por objetivo aumentar a qualificação e a autonomia do equipamento cultural, contribuindo para um acréscimo na oferta de atrações artísticas e culturais.
Mesmo antes de sua criação o Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel já era local de referência na promoção de atividades culturais em Dois Irmãos. Instalado na Antiga Igreja Matriz de São Miguel, antigo templo religioso, tombado por Lei Municipal e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e localizado no centro da cidade. Junto ao edifício da Antiga Matriz está o Largo Felippe Seger Sobrinho, importante espaço urbano da cidade, onde são realizadas as principais festividades do município.
Desde a época da restauração da Antiga Matriz e, principalmente após a sua inauguração como espaço cultural, este equipamento oferece atividades artísticas e culturais, recebendo circuitos musicais, recitais, sessões de cinema, apresentações de dança, de corais, além de exposições de artes visuais, ciclos de palestras e seminários sobre patrimônio cultural, literatura, entre outras atividades. O Espaço Cultural também é local de ensaios de grupos artísticos do município, além de ser sede da Associação dos Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI). É um espaço de preservação da memória e da história de formação do município e monumento representativo na colonização alemã do RS. Em breve abrigará o Memorial Antiga Matriz de São Miguel. O equipamento cultural é de propriedade da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos e sua gestão está a cargo da AAPHeCDI por meio de um Termo de Colaboração.
Ao longo de sua trajetória como monumento histórico as ações de preservação são o resultado de esforços de grupo da comunidade, engajado na salvaguarda deste importante patrimônio cultural. Este grupo, que hoje é AAPHeCDI, por meio de suas iniciativas e em parceria com o poder público, preservou, restaurou, favoreceu o tombamento e requalificou o bem, readaptando a um novo uso, de cunho cultural, sendo a principal responsável pela criação deste equipamento cultural, que com o passar dos anos e do engajamento da entidade, adquiriu reconhecimento entre artistas de todo o Estado e importância regional.
O Projeto Equipar II se mostra como mais uma meta de qualificação do espaço, com a proposta de tornar o Espaço Cultural Antiga Matriz local de referência e excelência na promoção e difusão da cultura no estado do Rio Grande do Sul. A realização deste projeto corrobora para uma maior autonomia do Espaço Cultural Antiga Matriz e possibilita a ampliação da oferta de atividades artísticas e culturais para a comunidade. Dessa forma o Espaço Cultural Antiga Matriz manterá como característica principal sediar eventos que democratizam o acesso ao público, ofertando principalmente atrações com entrada franca. O local é também muito procurado por grupos e artistas que buscam um espaço para realizar a divulgação de seus trabalhos, apresentações e circulações na cidade e região.