Destaques

PÉ NA ESTRADA: ivotienses se preparam para mais uma viagem sem data para voltar

22/01/2021 - 17h21min

Jussara e Gustavo na cama montada na parte traseira do Ka (Créditos: Rodrigo Thiel)

Região – Depois de uma jornada que precisou ser encurtada e em partes adiada pela pandemia e pelo fechamento de fronteiras, o ivotiense Gustavo Blume voltará a pegar a estrada com seu Ford Ka em busca de aventura e conhecer novos lugares. Mas desta vez ele não viajará sozinho nem realizará um sonho apenas seu.

A partir do dia 1º de fevereiro, ele e a namorada Jussara Hentges, também ivotiense, partem em direção de uma nova jornada e em um novo caminho, mas com a pretensão de completar o sonho adiado da viagem anterior. Eles pretendem viajar pelo Brasil, em alguns pontos pelo litoral e em outros pelo interior, desbravando belezas naturais como em Minas Gerais e no Mato Grosso.

A intenção é fazer o caminho contrário da viagem realizada ano passado por Gustavo, que pretendia contornar a América do Sul. Mas para isso, ele espera que até chegar na fronteira com outros países, já no norte do Brasil, estas estejam abertas ou mais flexíveis em função da vacinação.

Novo nome e trocados no bolso

Uma das principais diferenças desta viagem para a anterior é o nome utilizado nas redes sociais para acompanhar a jornada. Na viagem de Gustavo pela América do Sul, que foi interrompida ainda no Chile por conta do fechamento de fronteiras, o nome utilizado era “Ka Estou”. A partir de agora o nome do perfil utilizado por eles no Instagram e na adesivação do Ka será “Baita Rolê”.

Gustavo conta ainda que eles vão sair para viajar sem previsão de data para retornar e sem saber como conseguir os recursos para seguir com a jornada. “Vamos sair com uns trocados no bolso para se manter por um ou dois meses. Vamos tentar trabalhar pelo caminho e também fazer parcerias em troca de propaganda para esticar a viagem”.

Os ivotienses estão prontos para uma nova viagem pelo Brasil e pela América do Sul (Créditos: Rodrigo Thiel)

Paixão mútua por viagens

O casal se conheceu logo após o retorno de Gustavo da sua viagem pela América do Sul, quando foram participar de um acampamento. Apesar de ambos serem ivotienses, eles ainda não se conheciam, se tornaram amigos e hoje formam uma parceria que vai além disso.

Para realizar a viagem, Jussara, que no Instagram utiliza o perfil @juju.viajou, também largou o emprego, assim como Gustavo fez no início de 2020. “Eu sempre quis isto, sempre gostei de viajar”, disse. O casal também vendeu alguns pertences para arrecadar fundos para a aventura.

Novas mudanças no carro

Por questão de praticidade na viagem, eles alteraram algumas partes do já modificado Ford Ka de Gustavo. No espaço dos bancos traseiros, que já haviam sido retirados no ano passado, foram instalados baús sob medidas que se transformam em base para uma cama de casal dentro do próprio veículo.

Gustavo conta que os perrengues vividos durante a primeira viajem o ajudaram a criar mais experiência no dia a dia em uma aventura que está prestes a retomar. “Antes não tinha como saber o que ia acontecer. Agora já se sabe um pouco. Também parecia muito diferente esta rotina, mas agora eu percebo que faço praticamente o que os caminhoneiros também fazem, dormindo no veículo e tomando banho em postos de combustíveis, por exemplo”.

Rotina nas redes sociais e apoio para viajar

E é através das postagens e acompanhamentos que eles farão desta viagem que Gustavo e Jussara esperam conseguir parcerias para seguir em frente. Eles contam que, até o momento, já deixaram de gastar uma quantia considerável fazendo vídeos citando as empresas que os ajudam.

A instalação da cama, adesivos, criação de novo logo, revisão e mecânica para deixar o Ka pronto para a viagem foram realizados com estas trocas através do Instagram. Outra ajuda importante que eles terão é a Barão Hamburgueria de Ivoti, que vai custear um tanque de gasolina por mês para eles. Inclusive a despedida antes da viagem será realizada no local, no dia 31 de janeiro.

Para garantir a viagem, eles ainda vão precisar de mais apoiadores, por isto Gustavo ressalta que se alguma empresa estiver interessada em fazer propagando ao longo da jornada, pode procurá-los pelo Instagram. Atualmente, eles possuem mais de 13 mil seguidores na rede social.

Gustavo pousou para fotos com pingüins e demais animais marinhos durante viagem ao “Fim do Mundo”

Vivências da viagem anterior

A primeira viagem de Gustavo foi marcada pelo isolamento em uma propriedade no sul do Chile. Seu objetivo era descer até o Ushuaia, na Argentina, região chamada de “Fim do Mundo”, e fazer o contorno no continente pela costa do Oceano Pacífico, voltando ao Brasil pelo Norte do país.

Entretanto, enquanto estava na região de Puerto Natales, no extremo sul chileno, a pandemia avançou e as fronteiras foram fechadas. Graças a um acordo envolvendo embaixadas, ele recebeu um salvo-conduto para retornar ao Brasil e para sua casa. A viagem que estava programada para durar mais de 10 meses, precisou ser interrompida com apenas quatro meses. Deste período, Gustavo passou cerca de 50 dias isolado no sul do Chile.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário