Destaques

Pedal de Inverno reuniu centenas de ciclistas em Ivoti

04/07/2021 - 16h22min

Atualizada em 04/07/2021 - 16h23min

Ivoti – Que o município atrai uma grande quantidade de ciclistas, principalmente aos finais de semana, não é uma novidade. No entanto, na manhã do último sábado, 03, a cidade contou com a presença de centenas de pessoas que gostam de se aventurar em cima das duas rodas e resolveram participar do Pedal de Inverno Ivoti.

Com a partida tendo sido realizada no Núcleo de Casas Enxaimel, os participantes, entre iniciantes e praticantes do esporte já há algum tempo, realizaram um percurso de 30 km, contando com trajetos de asfalto e estrada de chão. Além disto, durante o caminho os ciclistas puderam apreciar o elemento – quase – principal: a vista encantadora e o contato com a natureza que os caminhos pelo município proporcionam.

O evento marcou a retomada dos pedais organizados pelo grupo Hoje Tem Pedal 0800 – do casal Júlia Balsemão, moradora de Ivoti, e Daniel Bohn, de Feliz –, que haviam sido interrompidos com a chegada da pandemia. Com cerca de 200 inscrições realizadas até a última semana, de acordo com o que os organizadores e apoiadores apuraram no local, no total, o evento, que era gratuito, contou com a participação de mais de 600 pessoas.

“Nosso intuito é reunir o pessoal que gosta de pedalar. Eu sou suspeita para falar, mas o pedal é um dos esportes mais completos, que pode ser praticado em qualquer idade e que traz benefícios para o corpo e para a mente de quem pratica”, comenta Júlia. “Sem falar que em eventos como este, se conhece muita gente e se faz muitas amizades que, em muitos casos, duram a vida toda”, finaliza, empolgada em lembrar tudo que o esporte pode proporcionar.

Pedalando por Ivoti

Com seus uniformes e bandeiras, ciclistas de diversas partes do estado, entre iniciantes e já antigos no esporte, o público demonstrava empolgação. Alguns, como o engenheiro Armando Montana, de 47 anos, resolveram se aquecer antes de iniciar o percurso: morador de Porto Alegre, ele, que é ciclista amador há três anos, foi pedalando da capital gaúcha até a cidade das flores, em uma pedalada que iniciou bem cedo e durou cerca de 2h30min.

Já para a ivotiense Adriana Cristina Ahlert, de 48 anos, o evento foi a oportunidade que estava esperando para participar do seu primeiro pedal. Influenciada pelo companheiro, Carlos Alberto Eufrasio, de 52 anos, há um ano a professora, que atua no município, tem se aproximado do esporte.

Carlos, que é morador de Tubarão, em Santa Catarina, conta que costuma pedalar três vezes por semana há seis anos e que, sempre que pode, participa de eventos de ciclismo, principalmente quando envolvem trilhas. Nesse final de semana, ele veio para Ivoti especialmente para participar do evento e se surpreendeu: “não esperava que fossemos encontrar tanta gente aqui”, comentou.

Apesar da beleza do trajeto ser um dos atrativos, Adriana lembra que os benefícios em praticar o esporte é uma das coisas que mais atraem quem começa a se aventurar em cima das duas rodas. “Eu estava com problema de coluna e andar de bicicleta me ajudou. E quando tu está pedalando, tu esquece de qualquer outra coisa, então, faz muito bem para nossa mente”, afirmou ela.

Apoio

O evento que agitou a manhã do último sábado em Ivoti contou com o apoio da Prefeitura do município, que além de incentivar a realização do Pedal de Inverno, ofereceu o espaço onde foi realizada a concentração e também disponibilizou assistência durante o percurso, colocando água e frutas a disposição dos participantes.

Além disto, a empresa ivotiense Inova Bike Shop também participou da realização do pedal. Há cerca de um ano na cidade, na avenida Castro Alves, no bairro Sete de Setembro, os sócios Júlio César Henz e Matheus Zimmer resolveram dar um suporte aos organizadores, de quem são amigos. Além de ajudar de modo geral, Marcelo Pereira, que é mecânico na Inova Bike, esteve presente no local, se colocando a disposição para fazer ajustes nas bicicletas do pessoal, tanto na chegada quando na largada.

Quem também ajudou – e muito – foram os próprios ciclistas. Apesar de não ter ingresso, foi solicitado aos participantes que levassem dois quilos de alimentos não perecíveis. Como bem destacou a organizadora Júlia, a maioria das pessoas contribuiu levando mais do que o solicitado e no final, o Comitê Contra a Fome de Ivoti, que estava no local para recolher as doações, contabilizou mais de uma tonelada de alimentos recebidos.

Sair da versão mobile