Destaques
Picada Café: vovó celebra 50 anos de casada no local que acolheu seus filhos
Picada Café – Ela foi notícia nas páginas do Diário, contou seu amor incondicional pela “Cidade dos Lírios”, voltou para sua terra natal, Itaqui, nunca se esqueceu da nossa região, e dessa vez voltou para um motivo muito especial: eternizar seu amor pela cidade. Dona Mafalda Terezinha Pedroso Quevedo, no auge dos 72 anos, dessa vez percorreu quase 1.000km para eternizar seu amor por Picada Café, e pela família. Ao lado do esposo Leandro Pedroso Quevedo, 73 anos, ela reuniu os seis filhos e, em Picada Café, celebrou os 50 anos de casado. A bodas de ouro, só em família, ocorreu em junho. “Dos seis filhos, só um reside em Itaqui. Como estamos vacinados, trouxemos todos para esse momento inesquecível em nossa vida”, brincou dona Mafalta.
SEIS FILHOS
Para celebrar os 50 anos de casados, o casal de Itaqui reuniu os filhos em Picada Café. São eles Gaudêncio e Robélio Quevedo, moradores de Picada Café, Agapito e Leandro Quevedo, de Canoas, Alan, de Caxias do Sul, e Marinho, morador de Itaqui. A aposentada afirma que, celebrar a data em Picada Café, teve dois objetivos. “Primeiro, era mais fácil trazer um filho de Itaqui do que levar cinco daqui. E depois, essa cidade está no meu coração, um carinho a quem abrigou tão bem meus filhos”, descreveu.
SÃO TRÊS GESTÕES EM ÁLBUNS
A vinda dos Quevedo, de Itaqui, foi em busca de oportunidade de emprego. Desde que os filhos vieram, dona Mafalda e seu Leandro acompanham a vida deles a distância. A aposentada afirma que o coração da população de Picada Café é muito bom. “Meus filhos sempre tiveram as portas abertas”, declarou. Ao longo dos anos a aposentada iniciou a montagens de álbuns com fotos e fatos. “Comecei montar para matar a saudade dos filhos e não parei mais”, declarou. Ela possui no espaço reportagens e fatos que marcaram as gestões Cláudia Schenkel, Daniel Rückert e agora de Luciano Klein e Max Mallmann. Ela teve a oportunidade de conhecer Daniel, de quem ganhou uma cuia personalizada e dois copos, e sonha agora em conhecer Luciano e Max. “Sei que são pessoas muito boas. O Luciano era prefeito quando meus filhos vieram, lá em 2009”, recordou a aposentada.
“É um amor verdadeiro pela nossa cidade”
Quem esteve visitando dona Mafalda e seu Leandro nesta quarta-feira, dia 14, é a vereadora e Agente de Saúde, Adriane Marconi. O casal teve liberada a vacina da gripe uma vez que já estava imunizado contra a covid. A vereadora se disse feliz em conhecer a história que considera encantadora. “Só quem conversa com o casal percebe o amor que sentem pela cidade. É gratificante ouvir cada detalhe”, destacou. A edil afirma que levará ao prefeito Luciano o desejo da visitante que praticamente é considerada uma “cidadã cafeense”.
Jornal O Diário: de colunas ao vovô fitnes
Mesmo quando longe, dona Mafalda não esquece o Jornal O Diário. Atualmente ela está na casa do filho Gaudêncio, assinante do jornal. O filho sabe que precisa guardar o jornal. “Sempre que alguém vai para Itaqui, tem que levar. A leitura e o hábito de recortar e guardar fatos de Picada Café faz bem para ela e para a cabeça dela”, declarou. Nos álbuns há muitos recortes da cidade, além de colunas de Picada Café, de mais cidades da região, e do vovô fitnes, uma coluna escrita pelo editor Raul Petry.