Destaques
Polícia alerta: você sabe aonde e com quem seus filhos estão?
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Uma operação integrada entre a Brigada Militar e Polícia Civil há algumas semanas em um estabelecimento na localidade de Boa Vista do Herval – que foi interditado por questões técnicas –, acendeu um alerta para o risco de menores de idade frequentarem espaços inadequados para a faixa etária.
A ação policial aconteceu entre a noite de 15 e madrugada de 16 de outubro, após uma denúncia no Ministério Público de que no local teria menores de idade consumindo bebidas alcoólicas e uso de substâncias entorpecentes.
Lá haviam cerca de 50 pessoas e, destas, 10 menores de idade. Uma delas era de Herval (15 anos) e as demais de Dois Irmãos, Morro Reuter, Gramado e Canela (todas na faixa dos 14/15 anos).
Os pais/responsáveis foram chamados para levarem os menores para casa e, ainda, intimados para, na segunda-feira seguinte, ir à Delegacia. De acordo com o delegado Eduardo Hartz, a Polícia conversou com eles para alertá-los sobre os riscos que os filhos se expõem ao frequentar determinados locais.
Escondidos
De acordo com o comissário Antônio Carlos Pinto, quando os responsáveis comparecem à DP chamou a atenção o fato de alguns nem estarem cientes de que os filhos estavam frequentando aquele local na noite de operação. “Observamos que algumas mães não sabiam que as filhas iam lá. Deixaram na casa de uma amiga e elas foram sem contar”.
O perigo do que não se enxerga
O comissário, que já atuou em diversas cidades e viu a criminalidade sobre diversos aspectos, destacou que a polícia não é um órgão julgador, que lhes compete servir e proteger e, dentro disso, está a prevenção. “Aos pais mostramos a facilidade que é, com o advento da internet, para marginais de outras cidades entrarem em contato com os filhos e principalmente filhas deles”.
O policial explica que os adolescentes, muitas vezes ingênuos diante de algumas situações, podem facilmente ser persuadido por homens mais velhos e, nestes casos, o maior risco está em torno das meninas. “Explicamos para os pais o porquê de não ser legal uma criança de 12/15 anos estar num local com homens de 30/40 anos”.
Vulnerabilidade
Dentro destes aspectos o comissário explica que homens mal intencionados possuem uma série de artimanhas para se aproveitar da vulnerabilidade das adolescentes que, muitas vezes, não acabam medindo o grau de perigo ao qual estão expostas. “Algumas acabam nem percebendo quando algo é colocado nos copos para topá-las”, alerta.
Foco no combate à drogadição e abusos
O comissário Pinto e o inspetor Victor Guarda de Almeida reiteram que, em nenhum momento, querem que as crianças, jovens ou qualquer pessoa deixe de se divertir. Pelo contrário, defendem que haja cada vez mais opções de entretenimento contanto que seja da forma adequada e sem expor ninguém a riscos.
“Queremos que os jovens se divirtam, mas os pais precisam acompanhar e estar cientes do que seus filhos estão fazendo”, disse Pinto, destacando que trabalharão diuturnamente para combater, com afinco, qualquer possibilidade de tráfico de drogas na cidade, assim como situações de abuso.
“Inclusive colocamos para os pais o que acontece com as crianças que entram para o mundo da drogadição, a facilidade com que acabam tendo vínculo com alguma facção”, explica o comissário.
Resultado da operação
Quanto à operação desencadeada pela polícia, foram encontradas substâncias semelhantes à maconha com dois indivíduos maiores de idade, que assinaram termo circunstanciado.
Os proprietários do estabelecimento foram chamados para prestar esclarecimentos na DP, quanto a entrada de menores no local.
Além disso, de acordo com a polícia, haviam registros anteriores de que o estabelecimento não vinha cumprindo com as normas então vigentes por conta da pandemia e que, na época, a demanda foi encaminhada para a fiscalização da Prefeitura.
Ajude no trabalho da polícia
Qualquer informação ou denúncia pode ser repassada para a Delegacia de Herval pelo 51 98585-5792, inclusive de forma anônima.
Já emergências devem ser encaminhadas para a Brigada Militar do município, pelo 51 99239-0286 ou 51 99600-5530.