Destaques

Polícia Civil prende casal que gerencia tráfico de drogas em Dois Irmãos

27/01/2022 - 16h37min

Atualizada em 27/01/2022 - 17h41min

Segundo o delegado Borba, as diligências produzidas e os elementos de convicção juntados aos autos do inquérito policial demonstraram que a dupla detinha superioridade hierárquica em relação aos demais traficantes da cidade (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Na manhã desta quinta-feira, 27 agentes da Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, coordenados pelo delegado Felipe Borba, prenderam I. D. S. A. 26 anos, com antecedentes pelos crimes de ameaça, moeda falsa e desacato, e A. S. D., 24 anos, sem antecedentes. Ambos foram detidos em Novo Hamburgo, na residência em que o casal vivia, localizado no bairro Canudos.

Após cinco meses de investigação, a Polícia Civil conseguiu identificar o principal gerente do tráfico de drogas na cidade. Esclareceram, ainda, que ele contava com o apoio de sua companheira, a qual auxiliava tanto na gestão financeira do esquema criminoso quanto na atividade de extorsão de usuários de drogas que tivessem algum tipo de dívida com o tráfico.

Além disso, a dupla costumava contatar familiares de usuários, referindo que estes teriam solicitado empréstimo de certa quantia, sem comentar a real causa da dívida, pedindo, assim, que tais parentes auxiliassem na respectiva quitação. O conjunto probatório justificou o acolhimento pelo Poder Judiciário da representação da Polícia Civil para a decretação da prisão preventiva da dupla.

Superioridade hierárquica

De acordo com o delegado Borba, as diligências produzidas e os elementos de convicção juntados aos autos do inquérito policial demonstraram que a dupla detinha superioridade hierárquica em relação aos demais traficantes da cidade, estando logo abaixo do líder da facção que comanda o tráfico de drogas de dentro do sistema prisional.

“As prisões hoje executadas foram importantes e traduzem o empenho da Delegacia no combate qualificado ao tráfico de drogas na cidade. Não é fácil angariar provas que motivem a prisão de quem breve e raramente entra em contato com a droga comercializada, e esse é o caso deste indivíduo e de sua companheira”, disse explicando que eles gerenciavam a venda, cuidavam da gestão financeira e eram responsáveis por praticar extorsões contra quem possuísse dívidas. “Tudo a mando de sujeito recolhido no sistema prisional, em cuja cela já cumprimos por duas vezes mandados de busca e apreensão, apreendendo celulares”.

Agora, a investigação vai prosseguir, e outros indivíduos poderão ser indiciados pelo crime de associação do tráfico, previsto no artigo 35 da Lei nº 11.343/06.

Extorsões

Sobre a cobrança de valores, ainda que de forma dissimulada, a Polícia Civil solicita que as pessoas que tenham recebido ligações ou mensagens – indicando que um familiar teria alguma pendência financeira – compareçam na Delegacia e colaborem com a investigação. “Não podemos tolerar que o tráfico de drogas redunde em extorsões, vitimizando inclusive familiares ou pessoas próximas de quem tenha, em razão do vício, perdido a capacidade financeira de sustentá-lo”, destaca Borba.

Denuncie de forma anônima

Qualquer informação sobre esse ou sobre outros delitos pode ser passada para a Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, pelo whatsapp 51 98543-7318 ou pelo telefone 35641190, garantindo-se o anonimato.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário