Destaques
Ponte nova de Linha Pirajá, em Nova Petrópolis, está liberada para o trânsito
Nova Petrópolis – Foi antecipada para a tarde desta quinta-feira, 10, a liberação ao trânsito da ponte nova sobre o Arroio Pirajá, na Linha Pirajá. Já a cerimônia de abertura, que aconteceria na manhã de sábado, 12, foi adiada, devido à previsão de chuva para o fim de semana e aos trâmites de denominação da ponte, em que será feita homenagem a Arcy Zummach. Uma nova data será anunciada pela Administração.
Construída com recursos da cessão onerosa do Pré-Sal, a ponte faz a ligação entre a BR-116 e as localidades de São José do Caí e Linha Pirajá com Riachuelo e Pedancino, levando também ao interior de Caxias do Sul. O investimento de R$ 318 mil substituiu a antiga estrutura existente no local, que, por ser muito baixa, sofria constantes alagamentos. A ponte nova tem 14 metros de extensão e cinco de largura.
Atraso
A construção teve início em 2020, mas de acordo com a secretaria de Planejamento, ao longo de 2021, diversos motivos causaram atrasos na obra. No primeiro semestre, a empresa contratada pelo Município precisou interromper os trabalhos por causa das restrições das bandeiras preta e vermelha, então vigentes no Estado. Em outros momentos, houve dificuldades causadas por casos de Covid-19 entre os funcionários. Ainda no primeiro semestre de 2021, foram registrados problemas de escassez de matérias primas no mercado, principalmente ferro e cimento.
No segundo semestre, diante do aumento do preço das matérias primas, a empresa responsável pela obra solicitou um reequilíbrio de preços ao Município, levando a uma nova paralisação dos trabalhos.
Outro motivo que levou ao atraso foi a necessidade de fazer alterações no projeto técnico. No documento original não estavam previstos a proteção lateral da ponte e o volume expressivo de aterro para a construção das cabeceiras, que servem de acesso à nova ponte.
Homenagem a Arcy Zummach
A Prefeitura propôs a homenagem a Arcy Zummach na denominação da ponte. O homenageado nasceu em 18 de agosto de 1969 e faleceu em 17 de março de 2021, vítima de Covid-19. Arcy Zummach foi agricultor e líder comunitário por mais de 30 anos, tendo atuado junto ao Poder Público pela construção da ponte que recebe o seu nome. Os trâmites legais para a denominação estão sendo finalizados pela Administração e Poder Legislativo.