Destaques

POR MAIS ACESSIBILIDADE: A busca pela inclusão das pessoas com deficiência

21/09/2020 - 07h33min

Compedi foi fundado em 2015.  (foto: Divulgação/Arquivo)

Por Rogério Savian

Dois Irmãos – Nesta segunda-feira, é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência e, segundo o IBGE (2010), cerca de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de limitação, o equivalente a 23,9% da população. A mais recorrente no País é a visual (18,6%), seguida da motora (7%), auditiva (5,10%) e mental (1,40%). Mais do que apenas celebrar a data, esse público busca o reconhecimento através de conquistas sociais.

Cristiane Lauer, presidente do Compedi (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), destaca que o objetivo do grupo é trabalhar para a conquista de direitos para os PCDs, assim como motivar a sociedade a participar. “Queremos que as pessoas conheçam o nosso trabalho e nos tragam demandas que consideram importantes”, reforça ao lembrar que lutar pelos direitos das PCDs é papel de todos.

Na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que acontece anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, fizeram uma forte divulgação das ações que vêm sendo realizadas. A proposta foi chamar atenção para a necessidade de discussões sobre novas políticas públicas e de inclusão. “Criamos o Conselho em 2015 porque vimos a necessidade de ser reconhecidos”.

Demandas

Cristiane afirma que as demandas mais urgentes são a acessibilidade e a criação de um espaço público destinado a ajudar pessoas com deficiência a se inserirem no mercado de trabalho. “Na questão de acessibilidade, ainda temos muitas barreiras físicas. Um dos exemplos são os prédios públicos, como a própria Prefeitura, que não tem elevador para acessar o segundo andar”. Ela também chama a atenção para a falta de comprometimento das pessoas ao ocuparem vagas especiais nos estacionamentos e a falta de ônibus adaptados.

As reuniões, que acontecem na 1ª quarta-feira do mês, na Casa Rosa, estão ocorrendo online em função da pandemia. Interessados em participar podem entrar em contato pelo ecompedi@gmail.com. O trabalho também pode ser conferido na página do Compedi no Facebook.

Saiba mais.

 

Sair da versão mobile