Destaques
Por que a Prefeitura de Ivoti não deu a reposição salarial dos servidores?
Ivoti – Os servidores municipais estão reivindicando a reposição salarial de 2,85% deste ano. Eles chegaram a participar de uma sessão da Câmara de Vereadores nesta semana. A negociação com a Prefeitura ocorre desde maio.
O Diário conversou com o prefeito Martin Kalkmann (PP) sobre o assunto. Ele deixou claro que não concedeu a reposição por conta do limite da folha de pagamento, que já chegou a 52%. Ele informou que deseja pagar as férias dos funcionários da Educação ainda em dezembro em 2018. Outra meta é fechar as contas no azul pela primeira vez depois de alguns anos.
Confira um trecho da entrevista:
O Diário: Por que a reposição salarial não foi repassada aos servidores de Ivoti?
Prefeito Martin: Porque o município está acima do limite de alerta da folha de pagamento. Chegamos ao percentual de 52% no mês de maio. Essa folha vem sendo acompanhada. Os dados emitidos ao TCE e governo federal. Em uma delas, chegou a esse 52%, acima dos limites de alerta. Esse foi o motivo de não dar a reposição salarial.
O Diário: Na Câmara, uma vereadora acusou a Prefeitura de gastar dinheiro com diversas coisas, mas não com os servidores. Qual é a situação financeira atual da administração?
Prefeito Martin: Pegamos a administração com R$ 2 milhões de débitos, que já foram pagos. Estamos organizando as finanças para que depois de quatro anos, o município volte a fechar no azul. Mas, a questão de gastar em outras coisas, realmente a gente tem recursos vinculados. Como falei anteriormente: o percentual gasto com a folha de pagamento está acima. Não é a questão de não ter disponibilidade financeira, mas sim o percentual que está se gastando com a folha.
O Diário: Desde 2014, a virada de ano é com déficit. Inclusive, a Prefeitura já recebeu uma orientação do TCE para que isso não ocorra. Qual é a expectativa para esse ano?
Prefeito Martin: A situação vem se repetindo aos longos dos anos. A expectativa é que a gente faça a virada no azul. E também estamos trabalhando para fazer pagamento das férias dos profissionais da Educação em dezembro, o que não vem acontecendo em vários anos. Não somente fechar no azul, mas fazer esse pagamento.
Leia também:
Servidores públicos de Ivoti reivindicam reajuste salarial
Família Finger representa Ivoti na venda de chás e flores na Ceasa