Destaques

Porongos viram peças de arte em Morro Reuter

21/10/2021 - 09h42min

Das mãos de Maiara Dieter nascem bonecas

* por Fábio Radke 

Morro Reuter – A criatividade aflora quando a moradora do Rio Loch, Maiara Dieter, de 33 anos, coloca as mãos nos porongos cultivados por ela na propriedade rural. Casada e mãe de quatro filhos, a artesã trabalha todas as etapas do processo de produção das peças. O carro-chefe do ateliê Maia Dieter são as bonecas de diferentes tamanhos e cores.  Em um reduto em meio a natureza, a técnica agropecuária por formação realiza o plantio das sementes, o cultivo, higienização e limpeza dos porongos e de modo minucioso com biscuit e outros materiais molda a boneca. Ela lembra como teve o primeiro contato com a cultura do porongo. “O dono da cabanha aonde eu trabalhava foi quem me deu as primeiras sementes. O plantio pode ser feito de agosto a novembro e a colheita acontece em 120 dias. Eu deixo os porongos no pé até estarem secos para a colheita, recolho e a partir dali a criatividade fica a mil”, revela Maiara.

As bonecas de diferentes formas e tamanho possuem preços a partir de R$ 23,00. As redes sociais acabaram sendo a principal vitrine ao longo da pandemia. Maiara lembra que a primeira experiência dela com o público consumidor foi justamente em um Arte na Praça, evento que neste final de semana chega a sétima edição. “É maravilhoso ter de novo o Arte na Praça.  É um clarão de esperança pela possibilidade de vendas e o contato com o público, o olho no olho, e explicar o que a gente faz”, avalia. O evento para ela e cerca de 30 pessoas que trabalham com algum tipo de arte é uma opção a mais para o reconhecimento profissional e vendas. A arte em bonecas do ateliê Maia Dieter pode ser conferida na página no Facebook: artemaiadieter. O telefone (WhatsApp) de contato é (51) 99344 4824.

Arte na Praça

A secretária de Turismo e Desporto, Sônia Feldmann, destaca a diversidade de trabalhos artísticos que são desenvolvidos em Morro Reuter. “Somos um município que tem uma diversidade muito ampla de produção artesanal, onde muitas mãos produzem maravilhas, muitas mentes criativas inovam e oferecem um mix de amores, sabores, sentimentos e emoções nos produtos criados. Do singular ao plural, do pequeno ao grande, da simplicidade a ousadia”, descreve. A relação de expositores inclui profissionais que trabalham com biscuit, crochê, fuxicos, arranjos e pinturas, antiquário, arte em cerâmica, artesanato em geral, mosaicos, terrários, bonecos em tecidos, entre outros. O Arte na Praça acontece neste sábado e domingo (dias 23 e 24), na Praça Municipal José Paulo Sabá Meyrer, com música, dança, feira de arte, artesanato, produtos coloniais e orgânicos. A entrada é franca.

Peças serão vendidas pela artista no final de semana

Copyright© 2020 - Grupo o Diário