Destaques
Prefeita de Hortêncio e vice se reúnem com representante da Mitra de Montenegro
São José do Hortêncio – A prefeita Ester Dill Kock e o vice-prefeito e também secretário de Administração e Fazenda, José Maurício Heck, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 7, com o representante da Mitra Diocesana de Montenegro, padre Pedro Nicolau Schneider, no gabinete do Executivo Municipal. A ideia é a Prefeitura adquirir dois casarões históricos e área pertencente à comunidade católica local.
Falta ouvir a comunidade
Foi abordada a possibilidade de venda, pela comunidade católica de Hortêncio, de uma área de terras e de dois prédios históricos, supervisionada pela Mitra de Montenegro. Estavam presentes Derli Backes, presidente, e demais integrantes da Comunidade Católica São José. Falta ouvir os fiéis católicos do município para ver se realmente concordam com a venda da área, de forma que ela seja aproveitada de forma pública e não fique esquecida e degradada pelo tempo.
Nessa área em pauta, estão os dois casarões históricos, sendo que em um viveu Mário Spaniol, o fundador da empresa Carmem Steffens, que atua no ramo de confecções de bolsas femininas. Num deles foi uma escola e no outro era a casa das irmãs (freiras).
O pai de Mário era o responsável pelo cartório local. Parte do antigo casarão pode ser destinado ao Museu Municipal, após a sua possível restauração. Na outra parte pode ser colocado um museu da família de Carmen Steffens.
Uma quadra
Há 99% de chances da Prefeitura adquirir essa parte da quadra, onde está a antiga casa da família Steffens. A área tem 6.600 metros e pertence à Cúria de Montenegro, mas o bispo de lá já deu sinal verde para a venda. Está sendo aguardada a plena recuperação do padre Guido Staudt, que foi acometido de Covid-19, a quem cabe ouvir a comunidade e dar a resposta final sobre a venda da área.