Destaques
Prefeita Mara nomeia seu marido Marcos como Secretário de Turismo de Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Na manhã de terça-feira, 9, em uma reunião com os secretários a prefeita Mara Stoffel (PDT) nomeou o seu marido Marcos Stoffel – atual presidente do PSB – como secretário de Turismo, Indústria e Comércio, cuja pasta não estava ocupada. Com isso a Administração passa das atuais cinco para seis secretarias nessa segunda gestão.
A prefeita explicou que o setor vem sendo estruturado desde 2018. “Já elaboramos um Plano de Turismo que vai para a Câmara nas próximas semanas. Preparamos o contexto burocrático antes de começar; agora é procurar expandir”.
Ela ressaltou que o objetivo é alavancar junto ao comércio e a indústria para aumentar a arrecadação que sofreu impactos com a pandemia. “O turismo é algo que, em termos de arrecadação, vem a agregar para o município. Nossa ideia é mostrar nosso potencial e ao mesmo tempo ter retorno, pois é uma via de mão dupla”.
A tomada de decisão
Marcos enfatizou que está à frente da organização dos eventos do município desde que a prefeita assumiu, em 2017, atuando de forma voluntária. “Eu relutei muito e sei que algumas críticas vão vir. Mas chegou ao ponto em que eu aceitava ou não, pois, do jeito que estava não dava mais. E, se eu não assumisse, outro teria que fazer”.
Max fez questão de dizer que dentro da Prefeitura não é marido da chefe do Executivo, somente um secretário assim como os demais. “Eu assumi o desafio porque tenho condições, vou fazer o diferencial e podem sempre me cobrar”, ressaltou, direcionando-se para os outros secretários.
Marcos atuou como organizador da Festa da Batata, Fröhliche Weihnachten in Teewald, Festa da Virada e demais eventos no município. “Eu puxei a frente, mas nunca fiz nada sozinho. Sempre digo que fomos nós, pois é trabalho de toda uma equipe”.
Capacidade técnica
A reportagem questionou a prefeita Mara sobre a contratação do marido, abordando a questão do nepotismo e, de acordo com ela, o cargo de secretário pode ser ocupado por um cônjuge de forma legal. Ela ressalta que o que torna Max apto para exercer a função é a sua qualificação, pois os eventos do município foram, desde 2017, organizados por ele. Dessa forma sustenta que a nomeação não é fundada no vínculo parental, mas, sim, considerando a capacidade técnica de assumir a Secretaria.
Não acarretará em gastos com folha
A secretária de Administração e Fazenda, Maria Dolores Scholl Arnold, esteve presente na reunião. Questionada se a contratação acarretará em aumento no gasto com a folha, explicou que pela Lei Complementar 173 – que vai até dezembro -, não é permitido aumento de despesa com pessoal. “É um secretário a mais, mas, se compensou com cargos a menos, pois outros CCs foram diminuídos”, disse, esclarecendo que isso já estava contabilizado na elaboração da nova equipe, feita no encerramento do exercício no ano passado.
Pensar, começar e investir
O vice-prefeito, Gilnei Capeletti (MDB) disse que se fala em investimento no turismo há décadas. “Se o município não começar a pensar e investir nesse sentido, em 20 anos ainda estaremos falando no turismo em Santa Maria do Herval e nunca será dado um início”. Gilnei defende que esse é um começo importante. “Temos muitas ideias e planos para dar sequência. Há muito que explorar, com a parceria de comunidade, investidores e, assim, precisamos de alguém que puxe a frente”.
Ele comentou que, até agora, todas as secretarias se ocupavam do setor, mas, que ninguém conseguia de fato abraçar e focar. “Não tinha nenhum titular na pasta, a prefeita respondia assim como os demais secretários também. Agora vai ter alguém para puxar a frente”, disse e, dirigindo se para Max, afirmou que “é um setor que tu conheces, onde em várias áreas tu já estava puxando a frente como voluntário”.