Destaques

Prefeitura de Morro Reuter pede ajuda da comunidade para combater o mosquito

15/12/2020 - 07h31min

Atualizada em 15/12/2020 - 07h32min

Morro Reuter – Mais uma vez a Prefeitura pede a ajuda da comunidade para combater a infestação de mosquito que o município está enfrentando. A condição climática, com mormaços e chuvas, está favorecendo a proliferação, então é preciso que nos ajudem a eliminar os criadouros do mosquito.  Pedimos a colaboração de todos:  realizem suas próprias vistorias em seus pátios e conversem com seus amigos, familiares e vizinhos para que também o façam. Comuniquem o Departamento de Meio Ambiente sobre locais de grandes criadouros ou onde não exista alguém responsável.

Paralelo à ação da comunidade a Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente,  em parceria com o Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde, criou um plano de ação imediata que será implantado esta semana. Este plano inclui ações preventivas, com uma varredura total das áreas urbanas do Município: as Agentes de Saúde passarão pelas ruas e residências, em busca de focos de criação, eliminando pontos de acúmulo de água e orientando quanto aos cuidados necessários para colaborar neste combate. Paralelamente será aplicado um larvicida biológico e seguro, que já foi adquirido. Também é aguardada autorização junto ao CEVS, para aplicação de “fumacê” , com produto que combate o mosquito alado/adulto.

MEDIDAS DE COMBATE AO MOSQUITO:

– Na área interna e externa, procure descartar todos os objetos que possam acumular água, inclusive os menores como folhas secas e tampinhas de garrafas.

– Verifique se as caixas d’agua estão limpas e bem fechadas.

– Remova galhos e folhas, das calhas.

– Encha pratinhos de vasos com areia até a borda.

– Tampe todos os ralos externos que são de pouco uso.

– Mantenha piscinas devidamente tratadas e tampadas.

– Não deixe nenhum recipiente com água, como copos, garrafas, bebedouros de animais sem uso, entre outros.

– Providenciar a limpeza de “graxeira” das pias e do sistema de esgotamento sanitário, de forma periódica, pois o mosquito se cria em água com muita matéria orgânica

Sair da versão mobile