Destaques

Prefeitura de Nova Petrópolis explica como mantém ou adia atrações do Verão

01/02/2022 - 11h15min

Atualizada em 01/02/2022 - 11h25min

Show de Gabriel Valim levou um bom público à Praça das Flores (Créd.: Fotos 50mm)

Nova Petrópolis – Em meio ao aumento de casos de Covid-19, número maior do que jamais esteve, questionamentos foram levantados sobre o porquê da programação ser mantida, visto que uma ou outra atração foi remarcada ou cancelada. Atualmente, mais de 1.300 pessoas estão com o vírus ativo no município, o que corresponde a cerca de 6% de toda a população. Para ter uma ideia do avanço, em março de 2021, quando a doença esteve mais grave e muitas mortes foram registradas, o número máximo de pessoas ativas foi de “apenas” 236. Felizmente, a nova variante do coronavírus, aliada à vacina, tem causado menos letalidade. No entanto, duas pessoas perderam a vida em janeiro.

A programação de verão começou no dia 22 de janeiro e já no primeiro final de semana o Festival da Rádio Imperial e a Abertura Oficial foram adiadas. Além disso, a Rua Coberta foi transformada em cinema ao ar livre, com um telão montado no palco. Porém, cadeiras não foram disponibilizadas para o público e quem foi assistir, teve que levar de casa, improvisar, ou assistir em pé.

Já no último final de semana, Gabriel Valim foi a atração principal e teve seu show mantido, assim como o Grupo Floreio, a Banda Vanera, entre outros. Os shows foram em formato plateia, com o público sentado e controle de acesso à Rua Coberta. A Banda Depósito teve o show remarcado.

Explicações

Rua Coberta tem controle de acesso para os shows e álcool gel na entrada (Créd.: Fotos 50mm)

Na segunda-feira, 31, a Prefeitura mostrou que uma série de protocolos especiais, estabelecidos pela secretaria de Turismo, garantiu a realização de shows sem aglomerações na programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha. Entre as principais medidas adotadas, o controle de acesso do público, a obrigatoriedade do uso de máscara e a colocação de cadeiras em toda a área à frente do palco.

Conforme a assessoria de imprensa, as mesmas ações não puderam ser aplicadas ao Festival da Rádio Imperial porque trata-se de um evento diferente, com característica de festa, onde a proposta é fazer as pessoas dançarem como nos bailes. Assim, não faria sentido adotar os protocolos e manter as pessoas sentadas, portanto, foi remarcado. A Abertura Oficial, que seria uma continuidade do Festival, não será mais feita. Já o show da Banda Depósito não aconteceu por questões da própria banda, e por isso ganhará nova data.

O secretário de Turismo, Rodrigo Santos, disse que o público que foi aos shows colaborou de forma exemplar. “Cumprimos todos os protocolos do Sistema 3As para os eventos e ainda instituímos medidas adicionais, demonstrando que é possível sim realizar eventos com segurança”, afirma.

Secretário de Turismo, Rodrigo Santos (Créd.: Fotos 50mm)

Sem máscara, sem shows

Ainda conforme a assessoria de imprensa, uma equipe de fiscais atuou para garantir que os protocolos fossem cumpridos, especialmente sobre o uso de máscaras. No entanto, houve aqueles que se recusaram a colocar e tiveram que deixar a Rua Coberta. “Recebemos uma série de manifestações após os shows, de pessoas dizendo que se sentiram seguras e elogiando os cuidados e a estrutura montada”, acrescentou o secretário Santos.

Na sequência do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, os shows realizados pela secretaria de Turismo seguirão obedecendo protocolos especiais de prevenção à Covid-19 e semanalmente a situação da pandemia será reavaliada para decidir sobre as apresentações.

Sair da versão mobile