Destaques
Prefeitura diz que flores se desenvolveram melhor após corte de árvore na Praça de Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Lá se vão quase dois meses desde que dois grandes pinheiros da Praça das Flores foram cortados pela Prefeitura, justamente em frente ao prédio da sede administrativa. No entanto, o assunto ainda ronda o meio político, ao menos foi o que aconteceu na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 30.
Recentemente, o vereador Josué Drechsler (MDB) enviou um pedido de informações ao Poder Executivo, questionando o motivo do corte, ocorrido em 11 de outubro. A resposta, assinada pelo prefeito Jorge Darlei Wolf, foi lida durante esta última sessão. Nela, Darlei diz que as árvores foram cortadas por conta do projeto paisagístico atual e futuro do município, além do fato de que elas apresentavam fungos e apodrecimento.
Essas respostas já haviam sido publicadas pel’O Diário quando o assunto tomou repercussão pelas redes sociais. No entanto, a novidade no assunto é a consequência positiva, segundo o prefeito, que isso causou. “O título de Jardim da Serra Gaúcha remete principalmente às flores, e as duas árvores sombreavam grande parte dos canteiros florais da Praça. Logo após a retirada das árvores, percebeu-se significativa melhora no desenvolvimento das flores”, diz.
Compensação
A resposta ainda ressalta que, por não serem árvores nativas, não era necessária uma autorização ambiental para cortar, nem mesmo elaborar laudos técnicos para atestar os indícios de fungos e apodrecimentos alegados. Além disso, mais de 15 cerejeiras japonesas foram plantadas na Praça das Flores e na Rua dos Jardins como forma de compensação.