Conecte-se conosco

Destaques

Prefeitura resolve problema de rua alagada em Nova Petrópolis

09/03/2021 - 14h18min

Atualizada em 09/03/2021 - 14h25min

Secretaria de Obras refez o encanamento (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A Prefeitura, por meio da secretaria de Obras, resolveu o problema da Av. Três de Maio que ficava alagada quando chovia, mesmo em pequenas quantidades, e invadia a casa de moradores. Ao menos é o que garantiu o secretário adjunto Carlos Simon. Na segunda-feira, 8, servidores estiveram no local e abriram a “calçada” para saber o que impedia a água de escoar.

Segundo Simon, raízes das duas árvores plantadas em frente à residência cresceram demais e acabaram fechando a passagem da água. Dessa forma, as bocas de lobo não davam conta e tudo ficava acumulado na rua, consequentemente, entrando na casa. Estas raízes foram retiradas e o encanamento refeito. Na manhã desta terça-feira, o secretário esteve no local por volta das 8 horas, quando houve uma pancada de chuva. “Constatamos que o problema foi resolvido. Nesta manhã choveu e a água escoou toda”, afirmou.

Imagens captadas pelo Google em 2011 mostram uma das árvores ainda em crescimento e outras recém plantadas (Créd.: Google/Reprodução)

No entanto, como as raízes não param de crescer, Simon estima que um serviço semelhante a este deverá ser feito mais uma vez dentro de dois anos. Na semana passada, após O Diário mostrar o problema, a Prefeitura havia dito que estavam sendo providenciados serviços emergenciais e a solução definitiva seria dada conforme avaliação no local.

Carros davam banho em quem estivesse passando pelo local (Créd.: Dário Gonçalves)

Asfalto que desmancha

A respeito do asfalto que se desmancha na rua Tiradentes, a secretaria de Planejamento notificou a empresa responsável pela obra para que ela faça todos os reparos necessários. Os primeiros, já foram feitos. Funcionários da empresa estiveram no local e refizeram o asfalto na parte arrancada pelo morador, além de ter colocado material para fechar outros pontos que haviam se desmanchado com os pezinhos de motos.

O mestre de obras que esteve acompanhando os trabalhos, Clóvis Fachin, disse que o ideal seria fazer todo o recapeamento, pois a massa foi preparada de forma errada e, por isso, está se abrindo. No entanto, a Prefeitura informou que não será refeito o asfalto em toda a via, somente nas partes com defeito “que vão além da área danificada pelo morador”, informou a secretaria.

Asfalto não suporta o peso dos veículos (Créd.: Dário Gonçalves)

“Um absurdo e uma falta de respeito”

O morador que arrancou o asfalto em frente a sua casa, Marcio Fonseca, disse que chega a ser uma piada a Prefeitura dizer que ele danificou o asfalto. “Só falta eu ser processado por estragar um patrimônio público que eu vou ter que pagar”. Ele não concorda com apenas reparos pontuais, uma vez que os próprios operários no local admitiram o serviço mal feito. “Sinceramente, acho um absurdo, uma falta de respeito. O asfalto vai afundar e a moto cairá, independentemente de onde colocar. No mínimo, deveriam trazer o rolo mais pesado e passar um dia compactando para ver se firma. Não tem outra coisa a fazer se não querem refazer tudo”, completou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.