Destaques
Presença do mosquito da dengue reduz quase 90% em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Durante junho e julho, apenas nove focos de criação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças, foram encontrados em imóveis pela Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde. O número é significativamente inferior aos 86 focos localizados no período anterior, entre abril e maio, o que representa quase 90% a menos.
Durante o período, os sete agentes de endemias do município fizeram visitas a 7.247 imóveis, resultando no recolhimento de 64 amostras, nas quais havia 35 larvas, 14 pupas e um mosquito adulto. Os imóveis em que houve confirmação para o Aedes estão nos bairros Pousada da Neve (2), Piá (2), Centro (2), Logradouro (1), BR-116 (1) e Bavária (1).
Sem focos
Nos bairros Vale Verde, Vila Germânia, Juriti, Vila Olinda e Recanto do Sossego não foram encontrados focos de criação do mosquito em junho e julho. O coordenador da Vigilância, Rafael Altreiter, atribui a queda expressiva na presença do mosquito às temperaturas mais baixas nesta época do ano e ao acompanhamento constante por parte dos agentes de endemias e da população. “Os cuidados preventivos existem e estão fazendo a diferença. Mas eles precisam ser mantidos com a volta do calor”, afirma.
As placas informativas da Vigilância Ambiental em Saúde estão no bairro Logradouro.