Destaques

Presidente Lucena: moradores lotam contêiner e fazem a Prefeitura providenciar outro

15/01/2020 - 17h23min

Atualizada em 15/01/2020 - 17h28min

Presidente Lucena – Uma iniciativa que proporciona o descarte de materiais mobilizou a comunidade na última semana. A Prefeitura disponibilizou um contêiner para os moradores nos fundos do prédio da secretaria de Obras, onde seria possível deixar móveis, eletrodomésticos e demais bens materiais velhos ou estragados.

A medida deu tão certo que causou surpresa para a Administração. Ao final da semana passada, o contêiner já havia atingido sua capacidade máxima de armazenamento, com uma pilha de máquinas de lavar, roupeiros e armários quase caindo para fora.

Não bastando, os entulhos passaram a se acumular no entorno do recipiente. A Prefeitura então teve de achar uma solução emergencial para o local não virar um verdadeiro lixão: contatou a empresa terceirizada, responsável pela manutenção e coleta do contêiner, e solicitou um novo espaço de armazenamento.

O primeiro recipiente, que era para ficar somente por uma semana, foi levado e a iniciativa foi prorrogada por mais uma semana. O prefeito em exercício, Lui Spaniol, avalia a situação, destacando que a forte demanda foi em razão do tempo em que a Prefeitura não realizava uma operação semelhante.

Prefeito em exercício, Lui Spaniol, ficou surpreso com retorno da iniciativa (Créd. Alex Günther)

“A cidade inteira está trazendo materiais. Não esperávamos esse volume e buscamos fazer um acordo com a empresa, pois existia essa prerrogativa em contrato, e conseguimos estender este prazo de permanência”, ressaltou Lui.

No planejamento da Prefeitura, o contêiner deverá ficar a disposição dos moradores durante uma semana em intervalos de três meses. O novo reservatório ficará no local até segunda-feira (20).

Pilhas e lâmpadas não podem ser deixadas no local, e inclusive, alguns moradores desrespeitaram a norma e abandonaram os materiais no local. Por lei, estes itens devem ser devolvidos nos estabelecimentos onde foram adquiridos ou em empresas especializadas do ramo.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário