Destaques

Prevenção contra o Aedes Aegypti será pauta da Vigilância em Saúde em Estância Velha

05/06/2021 - 12h15min

Agentes vistarão imóveis para realizar fiscalização (Crédito - PMEV/ Divulgação)

Estância Velha – Com o objetivo de orientar a comunidade estanciense sobre a prevenção contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue e de outras doenças, a Vigilância em Saúde fará uma ação que inicia nesta segunda-feira, 7, e segue até o dia 11.

Segundo divulgado pela administração, Estância Velha ainda não tem casos de doenças causadas pelo mosquito. No entanto, o Ministério da Saúde classifica o município como infestado pelo Aedes. Desta forma, a Vigilância em Saúde realizará o Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), que consiste na visita aos bairros para fiscalizar 20% dos imóveis e orientar os moradores. A ação seguirá orientação do Ministério da Saúde.

O Levantamento de Índice Rápido será realizado pelas duas agentes de endemias e por 14 agentes comunitárias de saúde. E, caso o levantamento deste mês indique que número de focos continua alto, a Vigilância deve propor um mutirão de limpeza na cidade, com o recolhimento de entulhos e nova visita aos moradores.

Rotina de prevenção e combate

Por ano, a Vigilância realiza quatro levantamentos no município. O que inicia na próxima semana será o segundo de 2021. Na primeira edição do ano, o LIRAa indicou um alto risco em relação a focos do mosquito, segundo divulgou a Prefeitura.

Sair da versão mobile