Destaques
Previsão é liberar os jogos em campo aberto a partir do dia 29 em Dois Irmãos
Dois Irmãos – A prefeita Tânia da Silva, juntamente com o professor de Educação Física do Departamento de Desporto, Astério Mombach, estiveram reunidos, nesta semana, com os representantes de clubes e campos de futebol da cidade, no Complexo Esportivo Municipal, no Vila Rosa, para debater a retomada gradativa dos jogos em campo aberto e os protocolos necessários, partindo do Decreto Estadual nº 55.483 de 14 de setembro de 2020. A Região de Novo Hamburgo, da qual Dois Irmãos faz parte, estava em bandeira laranja, voltou para bandeira vermelha na semana passada e agora está em laranja novamente. Se permanecer assim no próximo mapa, será possível o retorno dos jogos de campo até o final deste mês de setembro.
“O ano começou com expectativas boas, mas a pandemia nos fez readaptar a nossa vida. Não podemos parar e, sim, ter um equilíbrio entre saúde e economia. E o esporte é muito importante na vida das pessoas e queremos gradativamente retomar as atividades esportivas na cidade. Para que a retomada seja no final de setembro, a Região 7 do Distanciamento Social do Rio Grande do Sul precisa ficar na bandeira laranja ou amarela por duas semanas consecutivas”, disse a prefeita. Astério apresentou o protocolo (confira abaixo) para reinício das atividades esportivas, entre as normas está a retomada dos jogos sem público e seguindo todas as orientações sanitárias necessárias para não propagar o vírus. “O retorno não é como antigamente, mas já é um passo para o novo normal”, disse ele. Neste primeiro momento estão autorizados apenas os campos de Futebol Sete e Campo 11. Os ginásios por serem em espaços fechados não estão autorizados ainda, mas com perspectiva para os próximos meses, caso confirmar a melhora nas condições sanitárias.
CONFIRA O PROTOCOLO PARA REINÍCIO DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS:
1) A retomada dos jogos de futebol recreativo em espaços abertos de campos de Futebol Sete e Campo 11 se dará a partir da permanência da cidade em bandeira laranja ou amarela durante 14 dias seguidos, conforme decretos Estadual e Municipal em vigência, respeitando todas as orientações previstas, inclusive por órgãos de saúde.
2) Realizar agendamento para a utilização dos espaços esportivos por meio eletrônico.
3) Divulgar, em local visível, as informações de prevenção à COVID-19 estabelecidas pelas entidades municipais e estaduais de saúde.
4) Os jogos somente serão feitos por agendamento nos horários que se estendem das 09 horas até as 22 horas e deverá ter intervalo de no mínimo 30 minutos após o encerramento do jogo para os responsáveis pelos espaços prepararem o ambiente para o próximo jogo assim como diminuir o cruzamento de pessoas das equipes que participaram do jogo encerrado e aqueles que participarão do próximo jogo agendado.
5) A entidade e ou responsáveis pelas quadras e campo de Futebol Sete e Campo 11 deverão controlar o uso das áreas comuns, como sanitários, e a sua utilização para evitar aglomeramentos. Garantir sempre que possível ambientes ventilados, com portas e janelas abertas. Nos sanitários e lavatórios providenciar sabonete liquido, toalha descartável, dispenser com álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar e lixeiras com tampo de acionamento. Adaptar bebedouros caso tiver, com jatos inclinado, de modo que somente será possível o consumo de água com o uso de copo descartável. Intensificar a desinfecção com álcool 70% ou sanitizantes similares, utensílios, superfícies, equipamentos, maçanetas, balcões, mesas, interruptores, sanitários, lixeiras com tampo de acionamento entre outros, respeitando a característica do material quanto a escolha do produto.
6) Nos dias das partidas poderão acessar apenas no local e suas dependências as pessoas diretamente envolvidas no jogo e com número mínimo possível para a execução.
7) Todos os praticantes e demais presentes deverão usar máscaras de proteção facial, retirando apenas aqueles que estiverem jogando ou arbitrando. A entidade ou responsáveis pelas quadras e campo de Futebol Sete e Campo 11 deverão permitir a entrada somente de pessoas( jogadores e trabalhadores) após a aferição da temperatura por método digital infravermelho, considerando-se a temperatura de corte no máximo de 37,5 graus C., assim como pessoas( jogadores e trabalhadores) que NÃO apresentarem sintomas gripais como por exemplo tosse seca ou produtiva, dor no corpo, dor de garganta, congestão nasal, dor de cabeça e falta de ar.
8) Proibir as rodas de aquecimento e confraternizações, antes e depois dos jogos, assim como cumprimento físico inicial e ou no final dos jogos entre os participantes.
9) Proibição de acompanhantes dos jogadores, uso de churrasqueiras para confraternizações, uso de coletes para identificação de equipes, UTILIZAÇÃO DOS VESTIÁRIOS. Cada participante deverá ter sua toalha e garrafa de água com identificação, sendo proibido o compartilhamento de toalha, garrafas de água e fardamento.
10) Não permitir a participação dos jogos de pessoas em grupo de risco como pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos, obesos e imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas que também justifiquem o afastamento.
11) Os bares e economatos poderão funcionar com venda de bebidas e lanches sendo apenas possível o trabalho de restaurante com alvará e protocolos específicos para seu funcionamento.
12) As autorizações previstas ou protocolos poderão ser revogadas ou atualizadas a qualquer tempo diante da evolução da pandemia e seu impacto na rede de atenção à saúde.