Destaques
Quatro homens foram vítimas do “Golpe dos Nudes” em Herval nesta semana
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – De acordo com a Delegacia de Polícia Civil de Herval, somente nesta semana quatro moradores foram vítimas do “Golpe do Nudes”. Em dois casos tratavam-se de homens entre 30 e 40 anos e, outros dois, homens de 55 a 65 anos.
Embora tenham procurado a Delegacia optaram por não registrar a ocorrência e, orientados pelos policiais de que se tratava de um golpe, não teriam pago a quantia solicitada pelos estelionatários.
O Golpe dos Nudes
O crime conhecido como “Golpe dos Nudes” consiste, inicialmente, com o envio às vítimas de solicitações de amizade por redes sociais de mulheres jovens e atraentes para homens, geralmente de meia idade. Num segundo momento, via whatsapp, compartilham fotos íntimas, que serão utilizadas na extorsão.
A vítima, então, passa a receber ligações dos supostos pais da menina e/ou de falsos policiais civis (agentes e delegados de polícia), que o acusam de pedofilia, sob a alegação de que as fotos são de uma criança ou adolescente. Na extorsão, os ditos “familiares” exigem valores para não denunciarem a vítima à polícia ou identificando-se como delegados, a exigência é para arquivar os supostos inquéritos.
Os golpistas, em alguns casos, reproduzem o ambiente de uma Delegacia de Polícia, com banners, camisetas, armas e insígnias da Polícia Civil, todas falsas, com intuito de dar veracidade ao golpe e conseguir extorquir o valor exigido das vítimas.
Dados Estatísticos
No período de 01 de janeiro à 15 de agosto de 2021, no Estado do Rio Grande do Sul, 87 pessoas foram indiciadas pelo crime de extorsão sexual, conhecido como “Golpe dos Nudes”.
Neste mesmo período, 24 pessoas foram presas, sendo que 12 permanecem recolhidas ao sistema prisional.
5 Dicas da Polícia Civil:
- Desconfie de solicitações de amizade nas redes sociais de pessoas que você não conhece;
- Não converse por telefone com pessoas que utilizam prefixos e números desconhecidos;
- Não compartilhe fotos íntimas pela internet;
- Lembre-se: pedofilia é crime!
- Caso tenha sido vítima de algum golpe, procure a Polícia Civil e registre uma ocorrência policial.
Baixe a Cartilha: Cuidado com os Golpes na Internet