Destaques

Ramo de eventos sofreu fortes impactos com a pandemia em Herval

06/08/2020 - 18h16min

O ano estava cheio de eventos, inclusive com programações para 2021; mas Valdir teve tudo cancelado (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Valdir Schmitz, 54 anos, trabalha com representações de bandas há cerca de cinco anos e, há quatro, também passou a atuar com artes gráficas. Ele conta que para 2020 a projeção era ótima, uma das melhores dos últimos tempos e, para 2021, estava se desenhando de forma ainda mais positiva; isso, de acordo com ele, era reflexo dos demais setores, pois havia emprego e a economia estava girando a todo vapor. Entretanto, com a pandemia todos os eventos foram cancelados e, consequentemente, na parte gráfica a queda também foi assustadora.

O empresário conta que geralmente até o final de junho já está com todos os eventos da região do ano seguinte fechados. Dessa forma, para esse ano havia vários contratos firmados, porém, com a pandemia, 99% das festas e bailes foram cancelados. “Ainda tem um contrato para dezembro, mas, esse também é quase certo que não acontecerá mais”, lamenta, contando que agora estão trabalhando para ano que vem, fazendo pré-agendamentos de eventos, mas, que não há como firmar nada ainda.

Incertezas

Para ele é tudo muito incerto. Lidando com o ramo de eventos, Valdir percebe que as pessoas estão com medo, sem saber o que será daqui por diante. Acredita que os eventos somente voltarão a ocorrer quando de fato houver uma vacina contra o coronavírus. “Me preocupo mais com as festas das comunidades, onde vão as pessoas de mais idade. Não sei quando voltará ao normal”, diz, afirmando que as festas de jovens não serão tão afetadas quanto.

Seguir com os pés no chão

Na parte das artes gráficas, Valdir comenta que até metade de março desse ano estava com R$ 88 mil em orçamentos aprovados; desses, somente R$ 8 mil foram executados e, o restante, cancelado ou postergado. O empresário conta que agora é momento de “deixar os pés no chão”. Além disso, mostra-se preocupado com outro problema que, além da saúde física e dos problemas financeiros, “as pessoas estão começando a ter agravamentos psicológicos”, alerta.

Para entrar em contato com Valdir, para eventos e na parte gráfica: 051 99393-1559.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário