Destaques
Rede de supermercados Dia encerra as atividades no RS e mais de 700 serão demitidos
A rede de supermercados Dia anunciou que vai encerrar as atividades nas 70 lojas instaladas no Estado. A justificativa é de que as operações serão reestruturadas no Rio Grande do Sul. Desde o início da pandemia, algumas unidades já haviam fechado as portas ao público e demitido funcionários.
O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), Nilton Neco, afirmou ao Correio do Povo que, somente na Capital, estão sendo negociadas as rescisões de 753 funcionários da rede. O acordo envolve garantia de plano de saúde por seis meses, cesta básica e inscrição gratuita em um site de empregos por um ano.
O Sindec informou que algumas unidades ainda estão em funcionamento, mas devem encerrar as atividades até o fim do mês. “Vamos tentar não deixar pessoal sair só com a rescisão, não deixar tão mal em meio à pandemia”, completou Neco. O Dia iniciou as operações no Brasil em 2001. No RS, a marca começou a operar em 2011. A rede de supermercados não se manifestou sobre o fechamento das unidades no Estado.
Unidade de Estância continuará funcionando
A reportagem do Diário entrou em contato com proprietária da unidade estanciense do Dia, localizada no Centro, que confirmou que as atividades serão mantidas no município. “Ficamos sabendo disso ontem, os franqueados, como é o nosso caso, continuará com a franquia operando normalmente”, afirmou Natália Sauer.
Assim como em Estância Velha, dez lojas franqueadas no estado continuarão funcionando, em municípios como Canoas, Sapucaia, Osório e Tramandaí.