Destaques

Região: RGE garante que valores das contas de maio estão normais

05/06/2020 - 11h06min

Região – O aumento nas faturas de consumo de energia elétrica em maio, apontados pelos moradores de Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos está dentro da normalidade para a RGE. Quem explicou a forma como a fatura foi fechada foi o gerente de relacionamento com o Poder Público da empresa, Fábio Calvo.

Segundo ele, o principal fator para a elevação de maio, em relação aos meses anteriores, foi a impossibilidade dos leituristas trabalharam entre os dias 6 e 14 de abril. Segundo ele, neste período houve uma tarifação por estimativa, permitida e indicada em resoluções da Aneel, ação motivada pelo surto do coronavírus. “Essa cobrança se faz através de uma média aritmética do consumo de cada usuário nos últimos doze meses”, explicou Fábio.

Desta forma, clientes que apresentavam um aumento de consumo nos últimos meses, em relação aos anteriores, com este cálculo teriam recebido uma conta de consumo menor em abril. “Quando os leituristas passaram para fazer a leitura do relógio no mês de maio, percebendo que a média de consumo dos últimos meses havia sido mantida, houve a compensação da diferença que o cliente deixou de pagar no mês anterior”, confirmou Fábio.

As compensações não devem acontecer neste mês e a conta não deverá sofrer aumentos. “O primeiro ponto a destacar é que não houve aumento tarifário, o que houve foi apenas essa compensação. Em junho o cliente terá o consumo real, mas é preciso deixar claro que não foi estratégia e nem desejo da RGE faturar por estimativa”, afirmou.

Sair da versão mobile