Destaques

Região segue demonstrando recuperação de empregos após início da pandemia

01/10/2020 - 11h53min

Atualizada em 09/10/2020 - 14h30min

Região – Após o baque no desenvolvimento econômico que a pandemia trouxe para os municípios da Encosta da Serra, aos poucos a cadeia produtiva começa a se recuperar e dar mostras de estabilização. Este é o cenário apresentado pelo levantamento do Novo Caged do Ministério do Trabalho, que monitora a oferta de vagas de emprego no país.

Os dados de agosto, divulgados pelo governo nesta quarta-feira, 30, demonstra que a região segue recuperando os postos de trabalho, cenário já observado em julho, quando o número de admissões já superavam, ou estavam próximos, dos dados relacionados às demissões. Dos 11 municípios da área de cobertura do Diário, apenas Presidente Lucena e São José do Hortêncio tiveram saldo negativo na oferta de vagas no mês de análise.

Dois Irmãos foi a cidade que mais contratou da região, com 415 admissões, tendo um saldo positivo de vagas de 189, que é a diferença entre preenchimento de postos de trabalho e demissões. O número é ainda maior que em julho, quando o município – pela primeira vez desde março, período considerado o início da pandemia – passou a apresentar saldo positivo nas contratações por carteira assinada.

No mês anterior ao último levantamento, a cidade já havia demonstrado recuperação com o preenchimento de 263 vagas, contra 192 desligamentos, apresentando um saldo positivo de 71 empregos gerados. Um verdadeiro alívio para Dois Irmãos, que em abril atingiu um saldo negativo de vagas de 845, quando 941 profissionais foram desligados.

Picada Café mostra evolução

Em agosto, outro município que chama atenção pela geração de empregos é Picada Café. O levantamento mais recente demonstra que 208 vagas foram preenchidas, com 77 demissões, gerando o saldo positivo de 131 empregos. A boa recuperação econômica já era observada em julho, quando o município teve saldo positivo de empregos de 43 vagas, sendo 103 admissões e 60 demissões. A título de comparação, em junho o município perdeu 124 postos de trabalho, com apenas 61 empregos gerados e saldo negativo de 63.

Nova Petrópolis ainda tem dificuldade

Dos quatro maiores municípios de cobertura, Nova Petrópolis é o que vem demonstrando mais lentidão na geração de empregos. Em agosto o saldo foi positivo, mas somente de duas vagas geradas, relacionadas a admissão de 150 profissionais e a demissão de outros 148. Em julho, o saldo já havia sido negativo. No período foram registradas 120 demissões frente a 104 novos empregos, fechando o mês com – 16.

Boa recuperação em Estância e Ivoti

Ivoti e Estância Velha seguem demonstrando evolução. Em julho, ambos os municípios já apresentavam saldo positivo na geração de vagas. Em agosto, Ivoti aparece com 198 admissões e 160 demissões, contrastando com 214 novas vagas e 138 perdas no mês anterior. Estância apresentou no mês passado 327 novos empregos e 264 demissões, enquanto em julho o número também foi positivo, com 258 admissões e 225 vagas perdidas.

Confira levantamento completo da região:

Veja também o acumulado do ano na região:

Sair da versão mobile