Conecte-se conosco

Destaques

Reunião entre empresários e Poder Público de Nova Petrópolis discute flexibilizações

30/03/2021 - 14h07min

Atualizada em 30/03/2021 - 14h13min

Prefeito esteve presente e falou com os empresários (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Quase 100 pessoas estiveram na manhã desta terça-feira, 30, no Restaurante Torquês para uma reunião entre empresários e o Poder Público Municipal. Estiveram presentes o prefeito Jorge Darlei Wolf, o vice e secretário de Saúde Martim Wissmann, o secretário de Turismo, Rodrigo Santos, o presidente da Câmara, Daniel Michaelsen, e os vereadores Kátia Zummach, Claudio Gottschalk, Oraci de Freitas, Alexandre Silva, Egon Ackermann e Tarcísio Brescovit, além dos comerciantes que pedem seus estabelecimentos abertos nos finais de semana e horários maiores. A reunião durou cerca de 2h20.

As pessoas sentaram-se às mesas, usando máscaras, e álcool em gel foi disponibilizado. Depois da apresentação de um dos organizadores, que perguntou o que os políticos podem fazer por eles, Daniel Michaelsen fez uso da palavra e disse que em 20 anos como vereador, nunca imaginou que precisaria estar em uma reunião para pedir o direito de trabalhar. O presidente da Câmara se mostrou solidário com os empresários, disse que os protestos realizados no final de semana foram legítimos e que agora é hora de ir para cima do governador Eduardo Leite.

O prefeito Darlei falou logo em seguida e mostrou um documento com as ações realizadas até agora para ajudar os empresários, como prorrogação dos vencimentos de impostos e buscas por flexibilizações. Ele falou também que está ao lado dos profissionais e que se dependesse dele, o comércio não estaria fechado, uma vez que, se o empresário não fatura, ele não consegue manter a máquina pública.

Relacionamento com o governador

Sobre os questionamentos de o que ele poderia falar com o governador Leite, por serem ambos do PSDB, o prefeito ressaltou que ele não leva nenhuma vantagem nisso, pois o governador não atende às suas ligações. “Eu tenho o número particular do Leite, liguei para ele mais de 50 vezes num mesmo dia e ele não me atendeu. Se isso fosse tão fácil, pelo menos o governador atenderia minhas ligações. Meu grande partido é a cidade”, afirmou.

No dia 23 de março, ele conseguiu uma reunião com o governador, por meio do deputado federal Lucas Redecker. Na ocasião, expôs as dificuldades e pediu pela abertura do comércio, dos parques e flexibilização de horários. Já no último sábado, 27, um novo decreto estadual pedia que as prefeituras dessem um jeito de contratar mais fiscais para colocar nas ruas e fechar os estabelecimentos que desrespeitassem os protocolos. “Vale lembrar que nenhum fiscal emitiu nenhuma multa. Todos agiram de forma orientadora”, destacou. Um dos empresários respondeu: “não multou mas mandou fechar”.

A reunião prosseguiu com questionamentos dos empresários, entre eles, o que o município pode fazer para garantir um tratamento precoce; se o município pode fiscalizar, mas de “olhos fechados”, entre outros. Uma ata com a assinatura dos presentes foi assinada e Darlei pediu uma cópia para levar ao governador, junto com documentos da Prefeitura sobre os protestos do final de semana, para tentar novas flexibilizações. “A quem conversou comigo antes dos protestos, eu disse ‘façam! Mas façam chegar às pessoas certas”, comentou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.