Destaques

RGE vai até a Renânia e deixa ainda mais famílias às escuras em Herval

26/06/2021 - 18h59min

Atualizada em 11/07/2021 - 17h07min

Antes eram quatro famílias sem energia, agora são oito.

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O que já estava difícil ficou ainda mais complicado ao final da tarde desse sábado, 26. Quatro famílias de uma rua da localidade de Nova Renânia estavam sem energia elétrica desde a manhã de quinta-feira, 24. Cabos estão arrebentados depois da chuva e vento. A RGE, mesmo diante dos pedidos insistentes dos moradores e das autoridades, não veio resolver o problema; havia risco eminente com a fiação exposta, além de inúmeros transtornos com a falta de energia, mas ninguém veio socorrer.

Hoje, três dias depois, a empresa foi ao local, por volta das 17h, já próximo ao anoitecer. De acordo com os moradores, desligaram outros disjuntores e simplesmente foram embora, deixando mais famílias sem energia elétrica. Agora já são oito. Liano Lechner diz que um dos funcionários da RGE relatou que voltariam somente amanhã e, se caso chover, apenas na segunda-feira.

O presidente da Câmara, Diego Lechner, indagou a empresa. Responderam que “desligaram devido ao risco. O local é de difícil acesso. Iremos realizar a obra amanhã”, disseram, justificando que à noite não tem como resolver.

Entretanto, o problema persiste desde quinta-feira. Desde lá os cabos estavam expostos, representando risco; desde o primeiro momento os moradores já relataram à concessionária de energia o que tinha ocorrido. Somente hoje uma equipe veio. Vieram ao final do dia apenas para desligar os disjuntores. Claramente, cientes que logo depois disso já seria noite.

Moradores estão sem entender o motivo de tanto descaso para com a localidade da Nova Renânia, onde, toda vez que chove ou venta, ficam dias e mais dias sem restabelecimento, diferente das partes centrais, onde há moradores.

Selani Maria Wingert é uma das moradoras que ficou sem energia elétrica na tarde de hoje, por terem desligado os disjuntores e ido embora. “Então por que não deixaram a gente com luz, pelo menos?”, questionou, indignada, sem entender o posicionamento da empresa, já que estava desde quinta-feira naquela situação de risco, e somente hoje vieram, sem de fato resolver o problema.

“Será mais uma noite fria e chuvosa, sem a dignidade de poder usar o conforto da casa por conta da RGE”, dizem os moradores.

Hoje a tarde, por volta das 16h, a empresa respondeu que uma equipe estava no local. Diante do ocorrido, a reportagem questionou novamente. Mas sem retorno até o presente momento.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário