Destaques

Ruína transformada em cultura no mês de aniversário de Morro Reuter

27/03/2022 - 09h46min

Local já está aberto para visitações | Foto: Carla Fogaça

Prefeitura investe mais de R$ 1 milhão em obra de prédio

Por Carla Fogaça

Morro Reuter- Depois de 22 anos de abandono, a Administração entrega prédio próprio da biblioteca e conclui maior obra municipal da história de Morro Reuter. A inauguração da nova sede da biblioteca Érico Veríssimo aconteceu no dia 24 e já na sexta-feira, 25, as portas estavam abertas para a comunidade.

O investimento municipal total foi de R$ 1.124.388,94. A prefeita Carla Chamorro lembra que esse momento de entrega total da obra só foi possível com vontade política, dedicação, muito trabalho e, principalmente, pelo apoio de tantas mãos que transformaram o espaço. “Durante mais de duas décadas aqui existia uma obra abandonada, uma mancha escura no Centro de Morro Reuter. Trabalhamos muito para transformar esse espaço, reerguer o novo prédio. Estou muito feliz em poder entregar essa obra à altura do que a comunidade do Morro merece”, diz Carla.

São 120,83 metros quadrados no térreo

A esquina formada pelo encontro das ruas Anita Garibaldi e Travessa 1º de Maio está de cara nova. A biblioteca possui 120,83 metros quadrados no térreo, ocupado integralmente para a casa dos livros, com espaço de leitura e estudos. O andar superior possui 72,87 metros quadrados e será ocupado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

Biblioteca do Ano

A Biblioteca Érico Veríssimo foi inaugurada em 3 de maio de 1997 sendo a primeira totalmente informatizada do Estado. No ano de 1998, foi contemplada com o título Biblioteca do Ano, concedido pela Câmara Rio-grandense do Livro. Atualmente, conta em seu acervo com aproximadamente dez mil livros como obras de referência, literatura em geral, nacional e estrangeira, infantil e periódicos e são 1.500 os usuários cadastrados.

O acervo e o empréstimo de títulos estão totalmente informatizados e o espaço oferece os serviços de leitura e consulta, empréstimo domiciliar, hora do conto, hora da leitura, visita guiada e consulta à internet. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário