Destaques
Saiba como será o clima do inverno na região
Região – Atenção, amantes do frio: o inverno inicia oficialmente nesta segunda-feira, à 0h32, marcando o começo de uma das estações mais charmosas do ano. A simples menção à palavra já remete, de certa forma, às belas paisagens da região, e inúmeras outras oportunidades. Mas os moradores e turistas já perceberam: o frio está dando as caras há algum tempo por aqui.
“Na prática, o inverno climático já está acontecendo, e estamos no segundo mês. É maio, junho e julho”, afirma o chefe da Estação Climatológica de Campo Bom, Nilson Wolff. Segundo ele, o mês passado foi o maio mais frio em 36 anos, e tudo indica que junho, que já está sendo gelado, deva continuar nesta tendência, ao menos nos próximos dias.
O mês atual, na realidade, começou “quente”, com temperaturas médias 1,9ºC acima do normal nos primeiros sete dias. Mas os dias seguintes registraram 0,2ºC abaixo. “O inverno começa frio, mas não será tão forte quanto o atual. Na média, as mínimas vão ficar entre 7 e 8ºC”, comenta Wolff. Na quinta-feira, ingressa nova massa de ar polar.
Amenas – “O frio será intenso e, ao que tudo indica, histórico e o maior do ano. Dificilmente teremos outra massa de ar polar tão forte”, projeta o chefe da Estação Climatológica que é referência para a região. Já a primeira semana de julho, de acordo com ele, terá outra tendência climática: temperaturas acima da média, com máximas amenas, de 26 a 27ºC.
De toda forma, a estação como um todo será de oscilações entre temperaturas mais baixas e máximas mais altas, o que é normal para a região, nas palavras de Wolff. “Maio já teve marcas abaixo da média, junho termina também abaixo da média e o inverno como um todo tende às mesmas características”, afirma ele.
Um pouco mais de chuva só no final da estação
E a chuva, como será o comportamento? “Ela, que foi abundante em maio, agora em junho deve ficar abaixo da média natural para o período”, projeta Wolff. Os volumes previstos até o final do mês não são expressivos. No geral, choveu apenas 45 milímetros na região no mês atual, quando o normal é 121 milímetros.
Mesma observação tem o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao afirmar que os declínios nas temperaturas possibilitam a ocorrência de geadas, especialmente em localidades de maior altitude. Quanto às chuvas, o leste do RS, onde está a região, pode presenciar precipitações ligeiramente acima da média somente em setembro.
A nova estação começa com o chamado solstício de inverno, a noite mais longa do ano. A partir de amanhã, o período em que o sol está no céu será gradativamente maior, até o solstício de verão, em dezembro. Será o dia mais longo do ano. O inverno termina no dia 21 de dezembro, às 16h21, pelo horário de Brasília.