Conecte-se conosco

Destaques

Santa Maria do Herval aumenta em 15% plantio da área de milho

25/11/2021 - 11h02min

Atualizada em 25/11/2021 - 11h24min

Plantio do milho vai desde propriedades grandes aos agricultores familiares (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O aumento do preço do grão na safra anterior, atrelado aos incentivos oferecidos para os produtores pela Prefeitura, fez aumentar em, pelo menos, 15% a área de milho plantada em relação ao ano passado.

A estimava é da Secretaria da Agricultura que, através de um levantamento de dados, leva em conta as sementes de milho oferecidas pela Secretaria, Sindicato, Agropecuária, Agrimar e mais uma porcentagem de fora. “Chegamos na quantia média de dois mil hectares na safra passada”, explica o secretário Jaime Morschel.

A diferença acentuada em relação a 2021 já pode ser observada através do sistema troca-troca do Município, que, no ano passado, distribuiu 340 sacas de sementes e, neste, foram 514. Além disso também houve aumento expressivo na limpeza de novas propriedades, exclusivamente, para o plantio do milho.

Secretário de Agricultura, Jaime Morschel, fala sobre o aumento das plantações (FOTO: Cleiton Zimer)

Destaque no valor

Um dos desafios enfrentados pelos produtores na safra passada foi a cigarrinha que causou estragos em algumas propriedades. Mas o preço na venda do produto final foi um destaque, girando em média de R$ 90 à R$ 100 a saca.

Este foi um fator decisivo para que os produtores investissem ainda mais na produção, além de atrair novos investidores, projetando um potencial lucro. “Quem tinha um terreno, plantou. Quem tinha uma área alugada antes, passou a plantar também”, pontua Jaime.

Investimento triplicado

Assim como em todos os anos, quem plantou milho agora terá alguns desafios pela frente, como as incertezas diante do clima e as pragas. Mas a preocupação não é somente esta. De acordo com o secretário Jaime, quando se leva em conta o adubo, ureia, defensivos, óleo diesel e outros detalhes, o custo do investimento em uma plantação de milho praticamente triplicou. “Então o preço do milho não poderia, em hipótese alguma, baixar”.

De acordo com o secretário, já se observou uma queda no valor do produto no mercado. “Desconfio que vai ser mais baixo no ano que vem”, analisa, explicando que se isso acontecer, naturalmente, terá uma queda na plantação no ano subsequente. “Se o clima estiver bom, não tiver pragas e o preço se manter, a produção será mantida, caso contrário é uma incerteza”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.