Destaques

Sargento Everaldo: “Ser bombeiro sempre foi um sonho de menino; queria salvar pessoas”

12/09/2021 - 19h05min

O Sargento Everaldo está no Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos há 16 anos (FOTO: arq. pessoal)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Natural do município de Chiapetta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, o Sargento Everaldo Antonio Mezz, 51 anos, faz parte da Corporação do Corpo de Bombeiros de Dois Irmãos desde a sua fundação, há 16 anos, sendo o bombeiro militar mais antigo em serviço na cidade.

Salvar vidas sempre foi o sonho de Everaldo que é o mais velho de três irmãos. Em Chiapetta seus pais eram agricultores e quando ele tinha sete anos se mudaram para Santa Catarina. Em 1987, aos 17 anos, Everaldo decidiu voltar para o Rio Grande do Sul em busca de oportunidades profissionais e para estudar. Se estabeleceu em Ivoti, onde permanece morando até hoje. No ano seguinte seus pais também vieram.

Por dois anos trabalhou em uma fábrica de calçados e em 18 de setembro de 1990, quando tinha 19 anos, ingressou no Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. A inclusão foi em Novo Hamburgo, através de curso em Montenegro e estágio probatório em Esteio.

Depois de formado foi transferido para Sapiranga onde atuou por 15 anos. Após pediu transferência para Dois Irmãos e está aqui desde a chegada dos Bombeiros Militares no município.

Prestes a completar 31 anos no ofício, o Sargento afirma que “ser bombeiro sempre foi um sonho de menino; queria salvar pessoas”.

Everaldo enfatiza que Dois Irmãos é uma cidade que o recebeu de braços abertos. “Aqui é um lugar que cativa, tranquilo e hospitaleiro. Apesar de ter crescido muito guarda traços do passado. Todos se cumprimentam”.

Já são 30 operações como guarda-vidas no Litoral Norte

Desde que entrou para o Corpo de Bombeiros Everando também atua como guarda-vidas no Litoral Norte. Começou em 1991 e, desde então já se somaram 30 operações fazendo salvamentos em quase todas as praias da região.

Há duas décadas o Sargento trabalha na guarita 228 em Tavares, mas já passou por Torres, Capão da Canoa, Cidreira, Balneário Pinhal e Tramandaí onde fez o primeiro salvamento da sua carreira na guarita central – próximo ao antigo restaurante Panorâmico.

São muitas recordações. Cada operação traz consigo as suas marcas e a proximidade com a comunidade se evidencia.

Por conhecer as necessidades da população local, neste ano o Sargento reverteu uma quantidade expressiva de roupas, calçados e cobertores para o município de Tavares, cujas arrecadações ocorreram em Dois Irmãos.

O Sargento foi homenageado pela Câmara de Vereadores e Prefeitura de Tavares. “Nosso sincero reconhecimento e agradecimento a este ser humano de grande coração, que pensa não só no tempo de veraneio executando tão heroicamente seu trabalho salvando vidas, mas que pensa também no inverno rigoroso que atravessamos e salva vidas aquecendo contra o frio”, disse, na homenagem, a secretária de Ação Social do município, Elis Rodrigues.

Everaldo é casado com Roseli Mulher Sturm e tem dois filhos. O mais velho, Robner, de 26 anos, seguiu o exemplo do pai e é guarda-vidas civil. “É gratificante ver o filho gostar da mesma profissão e seguir”, ressalta Everaldo. A filha mais nova, Cecília, tem 13 anos e já entra no mar com o Sargento desde os sete anos. “Essa com certeza vai querer salvar vidas; ela surfa também”, diz, orgulhoso.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário