Conecte-se conosco

Destaques

Sargento Gilson completa dois anos no comando da Brigada Militar em Morro Reuter

08/11/2020 - 09h20min

Atualizada em 12/03/2022 - 15h00min

Comandante Gilson comemora a redução nos índices de criminalidade. (Foto: Rogério Savian)

Por

Rogério Savian

Morro Reuter – O 2º sargento, Gilson Borges Nunes, completou dois anos no comando da Brigada Militar de Morro Reuter. Nesse período teve importantes conquistas para Segurança Pública como o incremento de mais três policiais para reforçar o efetivo, duas novas viaturas, novo armamento e coletes. O reflexo de uma maior presença policial junto à comunidade foi a redução dos índices de furtos, principalmente no interior. Outra importante conquista foi que em 2019 o município voltou a ter efetivo 24 horas. Isso resultou na queda dos índices de criminalidade, ocorrências por perturbação e neste ano já foram duas apreensões por tráfico.

Os bons resultados não são motivos para se acomodar. Pelo contrário, o comandante está trabalhando para conseguir mais dois policiais e uma viatura nova. Também está em busca de um quartel para a Brigada Militar e, assim, sair do aluguel. No mesmo local poderia abrigar a uma futura delegacia de Polícia Civil. Gilson destaca que existe uma parceria boa entre a Brigada Militar e a Prefeitura, que atrás do Consepro faz um repasse financeiro. A comunidade também tem colaborado bastante, em especial com as ações promovidas em prol da segurança, como o galeto organizado pelo Conselho Paroquial, que era coordenado pelo padre César Worst. Ressalta, ainda, que um dos grandes desafios é manter o que já conseguiram, como efetivo e melhora nos índices.

Formações e atuação

Sargento Gilson está há 14 anos na Brigada Militar. Se formou soldado pelo Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), em 2006, no município de Rio Pardo. Depois foi para Barros Cassal, sua cidade natal. Em 2011 formou-se instrutor do Proerd. Trabalhou por seis anos como soldado na Brigada Militar em Dois Irmãos. Em 2015 concluiu o curso de direito pela Feevale e foi habilitado na OAB. 2016 fez duas pós-graduações: em direito penal militar e direito processual penal. Já em 2017 formou-se sargento pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos – (EsFAS/ Santa Maria).

Ele pede que a comunidade tenha a Brigada Militar como referência na segurança pública. Quanto antes a informação chegarem até eles, maior é a chance de obter êxito nas ações. Quando avistar veículos ou pessoas suspeitas, a orientação é ligar para o 190 ou (51) 98019-7413 (Whats). Por último, reforça para que fiquem atentos às frequentes tentativas de golpes que são praticadas no município. “Gosto muito de trabalhar em Morro Reuter e quero permanecer aqui”, finaliza Gilson.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.