Destaques

Schukinha assumirá seu sétimo mandato como vereador de Herval

26/12/2020 - 14h35min

Tarcísio Schuck – Schukinha (PP) (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo O Diário)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O vereador Tarcísio Schuck, o Schukinha (PP), assumirá seu sétimo mandato como legislador do município a partir do ano que vem. Ele se tornou o terceiro mais votado do pleito nas últimas eleições, sendo o único do partido a conseguir uma vaga na Câmara.

Schukinha se elegeu todas as vezes que concorreu, tendo como principais colégios eleitorais as localidades de Boa Vista do Herval e Alto Morro dos Bugres. Na primeira legislatura (1989-1992) ele não se candidatou e, em 2004, concorreu à vice-prefeito ao lado de Ademir Schneider mas, perderam a eleição.

O vereador conta que fez a campanha somente nas localidades em que seu eleitorado está mais concentrado e, tudo isso, sem fazer uso das plataformas digitais. Questionado sobre o que acredita tê-lo levado a mais uma reeleição, Schukinha disse que “é preciso trabalhar os quatro anos, não só quando chega a eleição. Depois, na campanha, eu só entrego o santinho e digo que se precisarem de mim, é só me procurar”.

Aos 57 anos, além de vereador e agricultor, Tarcísio conta que faz um trabalho voltado para a saúde do município, onde se dispõe a levar as famílias para os hospitais da região. “Muitos dizem que não é a função do vereador, mas eu me sinto bem quando eu posso ajudar as pessoas. Eu acompanho os pacientes dentro do Hospital e os demais familiares podem trabalhar sem se preocupar”.

Tarcísio afirma que continuará fazendo seu trabalho voltado para a saúde e, na Câmara, atuará para a continuidade dos calçamentos e levar a rede de água para os que ainda não tem. “Isso é uma questão de saúde pública”, afirma.

História política

O vereador conta que entrou para a política através de Ademir Schneider. “Eu era filiado ao PMDB, aí o Ademir e Adélcio vieram lá em casa me pedindo para concorrer com eles para vereador. Aí assinei. Eles se elegeram prefeito e vice e eu vereador”, conta. Dessa forma, em 1992 concorreu pelo PDS fazendo 144 votos e se elegeu; no pleito seguinte concorreu pelo PPB e se elegeu com 180 votos; em 2000 se tornou o vereador mais votado com 320 votos pelo PSDB/PPB.

Com o aumento considerável nos votos, foi convidado a concorrer como vice ao lado de Ademir mas, perderam a eleição por uma diferença de 239 votos: Derly Carlos Bassegio fez 2.336 e Ademir 2.097.

Ele voltou para a política em 2008 como o segundo mais votado pelo PP, com 338 votos; em 2012 foi novamente o segundo mais votado com 315 votos, também pelo PP; em 2016 também foi o segundo mais votado com 339 votos, também pelo PP.

Em 2020 se tornou o terceiro mais votado com 349 votos, agregando mais 10 em relação ao pleito anterior. Em Boa Vista do Herval fez 171 votos, comparado a 179 de 2016. Nesse ano, porém, havia mais candidatos na localidade do que em eleições anteriores. “O pessoal de outros municípios não acredita. Me perguntam como aumento tanto os votos. Bom, só trabalhar durante os quatro anos”, repete Tarcísio que, nesse ano, foi vice-presidente da Casa Legislativa ao lado de Germano Seger.

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário