Destaques
Secretária da Educação de Morro Reuter, Juliana Zimmer, projeta o ano letivo
![](https://odiario.net/wp-content/uploads/2022/02/mr-volta-entrevista-fr-1000x600.jpg)
Morro Reuter – O ano letivo na rede de ensino teve início nesta terça-feira (8), com a volta às aulas da Educação Infantil no município. Amanhã (9), quinta-feira, é a vez do Ensino Fundamental. Antes disso, uma série de atividades marcaram o planejamento desse retorno. De acordo com a secretária municipal da Educação e Cultura, Juliana Zimmer, umas das novidades é a ampliação do turno inverso para os estudantes. O encerramento deste ano letivo será em 16 de dezembro. E ainda haverá um recesso de inverno, de 16 a 31 de julho. A rede municipal de ensino em 2022 será composta por 590 estudantes. Confira a entrevista da responsável pela pasta da Educação em Morro Reuter.
Como está sendo organizada essa volta às aulas? A primeira formação aconteceu com as equipes diretivas, no dia 1º, no Chalé dos Doces, com presença da prefeita, equipe da Educação, diretores e coordenadores pedagógicos. Ainda tivemos a participação do Pablo, assessor do programa União Faz a Vida e também de diretora de uma escola de Ivoti. Os dois trouxeram relatos desse papel do gestor como líder da comunidade, assim como experiências e vivências práticas desse lugar de liderança.
Como está sendo o retorno e quais as novidades? A formação inicial com os professores aconteceu no dia 7 (segunda), pela manhã nas escolas e, de tarde, no Centro de Cultura, com a conferência. A Educação Infantil retornou as atividades nesta terça (8) incluindo o turno integral. É a oportunidade da criança permanecer o dia todo na escola, caso a família decida pela adesão. Já o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, volta no dia 10, com turno inverso a partir do dia 14. Ainda vamos ter professores como referência no turno inverso agora ampliado, qualificando cada vez mais o ensino e proporcionando esse momento de aprendizado. Serão vivências diferenciadas; como aulas de música, danças aéreas, danças alemãs, robótica, patinação, jogos de tabuleiro, iniciação ao esporte e teatro. A carga horária do Ensino Fundamental será ampliada, com mais dois períodos de língua portuguesa e dois de matemática, por semana.
Que tipo de melhorias foram realizadas nas estruturas físicas?
Realizamos ações em escolas, como aquisições de móveis, de notebooks e aparelhos de ar-condicionado. Na escola Dom Bosco foi feita a colocação de janelas e piso, e na escola Picada São Paulo, a pintura externa e um calçamento com bloquetos. Ainda estamos ampliando a oferta do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), com reformas e ampliação do atendimento desse espaço para alunos com dificuldades. Agora o Desporto também faz parte da nossa secretaria e é algo que muito nos alegra por que permite a realização de ações na área dos esportes com as crianças. As turmas da rede de ensino também contam com atendentes ou estagiárias, para que o professor tenha um bom suporte para o aprendizado dos nossos alunos.
Quais são as principais marcas da Educação em Morro Reuter?
O que nos marca aqui em Morro Reuter nesse trabalho da secretaria é o que a gente vem realizando de forma coletiva e acredito que, sim, dá um resultado bem produtivo para todos. Sempre respeitando a singularidade de cada uma de nossas escolas e ao mesmo tempo vendo a rede como um todo.