Destaques
Secretário de Educação esclarece polêmica envolvendo vagas na rede privada de Estância Velha
Estância Velha – A polêmica, envolvendo a redução na contratação de vagas na rede privada de ensino em Estância Velha foi esclarecida pelo secretário de Educação, Gustavo Guedes, ainda na noite dessa terça-feira, 05. De acordo com o profissional, a nova gestão não deixará de atender alunos, mas ampliará o número de vagas nas escolas infantis municipais, realocando os alunos da rede privada à rede pública.
Guedes explicou que, ao promover a readequação dos recursos humanos da pasta, a Secretaria de Educação (Semec) conseguiu ampliar o número de vagas nas escolas infantis da rede municipal. Essa ampliação foi possível com uma ação técnica que possibilitou ampliação do atendimento das crianças na rede pública. Disse que essa medida vai ao encontro de uma decisão da atual gestão em reavaliar os contratos e equalizar a saúde financeira da Prefeitura.
O secretário de Educação destacou ainda que somente 20 crianças serão realocadas da rede privada à rede pública, e que essa mudança não acarretará no fim dos convênios com as escolas privadas, muito menos, no fechamento delas.
“As crianças que eram atendidas pela rede privada não ficarão desassistidas. Pelo contrário, elas serão encaminhadas para as escolas públicas e serão atendidas com excelência”, esclareceu Guedes que também tranquilizou aos pais, com relação à readaptação dos alunos. “O município tem profissionais capacitados, que conduzirão esse processo de forma segura e tranquila, sem causar traumas para os alunos”.
Por fim, Gustavo Guedes sinalizou que a Semec efetuará a contratação de novas vagas na rede privada conforme necessidade. “Mas isso dependerá da demanda. Primeiro, vamos ocupar 100% das escolas públicas para só então pensar em ‘comprar’ vagas na rede privada”, finalizou.