Destaques
Secretário de Obras dá explicações aos vereadores sobre desvios de funções em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – O secretário de Obras e Serviços Públicos, João Carlos da Silva, esteve na Câmara respondendo à questões dos vereadores na última segunda-feira, 17, sobre os desvios de funções ocorridos na pasta. O tema foi trazido em sessões anteriores pelo vereador Oraci de Freitas (PP), que foi secretário de Obras no governo anterior.
João Carlos admitiu que funcionários exerceram funções que não eram as suas porque, desde o início do ano, o setor de Obras está com defasagem de servidores em virtude da pandemia. Por conta dos protocolos sanitários, a pasta precisou trabalhar com um número reduzido de funcionários e, além disso, houveram funcionários positivados com a Covid-19 que precisaram permanecer em isolamento. Assim, segundo o secretário, alguns operários se disponibilizaram a aprender novas funções. “Nunca forcei servidor nenhum a desviar a função, não obriguei a fazer uma tarefa que não fosse a sua”, disse João Carlos.
- Caminhoneiro que descartou lixo em Nova Petrópolis fez isso para economizar gasolina
- Nova Petrópolis: Estrada São José do Caí será recuperada antes de pavimentação
- Rede de água no Pedancino, em Nova Petrópolis, começou a ser construída
- Primeira edição da Tricofest é cancelada
Em um caso específico, o secretário explicou que um operário do setor de roçadas pediu uma oportunidade para trabalhar nas máquinas para aumentar seu conhecimento e evoluir na carreira dentro da secretaria. “Em caráter emergencial, continuo com poucos servidores. Então quando o rapaz manifestou interesse prontamente chamei um operador, que pra mim é um dos melhores, e pedi que ensinasse esse jovem a trabalhar”. João Carlos disse ainda que o ensinamento foi feito em horário de trabalho e em local seguro com uma máquina pequena. “Sei que não se pode delegar função que fuja a função do servidor. Mas em caso de emergência, alguma coisa se pode fazer”, concluiu.
Por fim, o secretário informou aos vereadores que desde que assumiu a pasta, em janeiro, vive com defasagem de pessoal por causa da pandemia e que trabalha como pode dentro do cenário atual. “Apenas tentei fazer o melhor pela secretaria, pelo servidor e pelo munícipe que espera que as obras sejam feitas”, finalizou.